Durante o final de semana quem mora no Bairro São Pedro, em Porto União, pode acompanhar a finalização da fogueira, a protagonista de toda a festa da Paróquia do São Pedro e São Paulo. A fogueira maior foi a última a ser finalizada, isso porque há uma semana os voluntários da Paróquia conseguiram terminar a fogueira menor, que é a primeira a ser acesa no dia 4 de julho. Já a dona da festa será acesa no final de semana seguinte, no dia 11 de julho, às 20 horas, com direito a dois dias de festa com muita bebida, comida e tarde dançante.
A irmã mais velha, e coloca idade nela, tem cerca de 35 metros de altura e está em seu 80º aniversário. Ela foi levantada com a ajuda de voluntários, fies da Paróquia do São Pedro. Foram quatro finais de semana para concluir os trabalhos e foguetes marcaram o início da movimentação. Eles voltaram a fazer barulho no final da tarde de domingo, 21, quando tudo já estava pronto. Os foguetes fazem parte de um ritual na montagem da fogueira, o qual avisa a comunidade que a imponente estrutura está sendo levantada.
Ainda para marcar a conclusão dos trabalhos, galhos verdes e luzes em formato de estrela cadente foram colocados no topo da fogueira. A estrela será acesa todas as noites até que as festividades tenham início em julho. A benção da fogueira também já foi celebrada pelo pároco, ainda no final de semana. Nesse momento quem participou da evolução dos serviços deram-se as mãos e, em círculo, abraçaram a fogueira num gesto de oração.
Informações sobre a festa ou sua programação acesse a página no facebook.com/fogueirasaopedro ou o site da Paróquia do São Pedro: http://www.paroquiaspsp.net.br/. Lá você vai encontrar os patrocinadores, os dias do evento e o que vai rolar de atração nos dois finais de semana de festa.
Estrutura
Para a montagem foram utilizadas quatro varas de eucalipto, que serviram como base, para o restante da fogueira foram utilizadas madeiras de reflorestamento e, também, algum material que sobrou de festas anteriores.
Fotos: Aline Marques