FESTAS JUNINAS: Fogueirinha é acesa em Porto União

Festa só termina na semana que vem, com acendimento da fogueira maior de 35 metros

·
Atualizado há 9 anos

festaXdaXfogueiraXXX3X
Logo atrás da fogueirinha, do outro lado da Paróquia, a fogueira maior está montada. A estrela no topo só será apagada no próximo sábado, 4, quando ela é acesa. (Foto: Bruna Kobus).

Nem o friozinho do sábado, 4, atrapalhou a Festa dos Padroeiros São Pedro e São Paulo, em Porto União. O evento é da Paróquia do Bairro São Pedro, que empresta o nome dos padroeiros, e faz parte de uma celebração que dura quase três semanas, entre novenas, fogueirinha e a fogueira maior, a dona da festa, com 35 metros.

Na ocasião a fogueira menor, de 8 metros, foi acesa com direito a um pequeno show pirotécnico. A fogueirinha, como é chamada, é acesa há 23 anos num gesto de boas-vindas às festividades da tradicional Festa da Fogueira e, também, para que os organizadores possam aproveitar a diversão. Segundo Geraldo Czezeski, que há mais de duas décadas faz parte da preparação do evento, a festa da fogueira menor surgiu numa brincadeira, quando quem participava da organização “reclamou” que não aproveitava as celebrações. “A festa da fogueirinha acontece sempre no segundo sábado dos padroeiros e antecede a fogueira maior”, explicou Czezeski.

Ainda conforme a organização 5 mil visitantes foram até o salão paroquial na noite de sábado. E para abastecer todos que passaram por lá 350 quilos de xixo e 450 litros de quentão, além da venda de pastel, cachorro-quente e bolo, foram servidos. Toda a preparação da fogueirinha começou há menos de um mês e envolveu 60 pessoas, entre voluntários e profissionais terceirizados.

A Rua Luiz Mello, onde fica a Paróquia, foi fechada e a Polícia Militar esteve presente durante todo o evento.

Na semana que vem tem mais

A fogueira maior, protagonista da Festa da Fogueira, será acesa neste sábado, 11, num evento que prevê 20 mil visitantes somente no primeiro dia de festa. Serão servidos 2 mil litros de quentão e 12 mil espetinhos de xixo durante o final de semana. A fogueira de 35 metros, que está em sua 80ª edição, será acesa às 20 horas e o fogo só apaga no domingo, 12, às 6 horas.

Contudo, para aproveitar a imponente fogueira é só neste ano, porque ela terá de diminuir na próxima edição. Segundo a organização da festa o pedido de segurança foi feito pelo Corpo de Bombeiros, que alegou a regra do dobro, ou seja, se a fogueira tem 30 metros mais 30 de distância entre ela e a população teria de existir, o que na prática não acontece por falta de espaço.

Fotos: Bruna Kobus