RIO IGUAÇU: Semana começa com níveis dentro do esperado

Estabilidade iniciada no final de semana começa a tranquilizar moradores das áreas mais baixas

·
Atualizado há 9 anos

O final de semana ensolarado deixou os moradores das áreas mais baixas das Cidades Irmãs muito mais aliviados e seguros. A chuva que caiu com força e fez elevar o nível do Iguaçu há algumas semanas, parece ter dado uma trégua. A temperatura também está bem mais alta, até um tanto atípica para o Inverno local que há dois anos, como mostrou O Comércio, registrou chuva congelada e neve.

De acordo com os boletins meteorológicos, a semana terá estabilidade. É a presença do ar seco no Paraná, Santa Catarina e regiões vizinhas, o que garante estes dias de sol. Por conta desse “ar”, porém, o friozinho aparece, mas apenas nas primeiras horas do dia. Até o começo de agosto, não há previsão de chuva em quantidades significativas para a região.

Tudo isso soa como música aos moradores das áreas ribeirinhas. No Bairro Cidade Jardim, em São Cristóvão, embarcações – ou pelo menos botas de plástico – são usadas para chegar em casa. Há quem se arrisque em travessias a pé e de bicicleta.

Precavido, o pedreiro Augusto Siuta construiu uma casinha de dois andares. “Até os seis metros, dá para ficar bem tranquilo”, explica, do alto da sacada. A casa dele fica no final da Avenida Abilon de Souza Naves, uma das artérias de São Cristóvão, embora alagada nas áreas baixas. Siuta também se mostra solidário. “Deixo meu portão aberto para que os vizinhos passem por ele e desviem um pouco dessa água toda”, conta. Na via, os próprios moradores sinalizaram o perigo das cheias com caixas de papelão. O “aviso”, impede o trânsito dos motoristas mais distraídos.

 

Comportamento do rio

Sexta, 23 horas

5,48 metros

Sábado, 23 horas

5,54 metros

Domingo, 23 horas

5,52 metros

Segunda-feira, 14 horas

5,48 metros