Nesta semana a Praça do Contestado, no centro de Porto União, está sendo usada para o que realmente seu projeto propunha. Com um anfiteatro, espaço para cadeiras e tendas, o espaço é sede do projeto Sesc Móvel, evento que tem a parceria do Senac e da Prefeitura.
As atrações começaram na segunda, 3, e terminam apenas no início da tarde de sábado, 8. Durante toda a semana, vários serviços, principalmente envolvendo educação, cultura e saúde, são oferecidos ao público. E o melhor: tudo de graça. “É uma semana abençoada, de sol, alegre. Pedimos que nossas crianças e os pais aproveitem a oportunidade”, convidou o prefeito Anízio de Souza em uma de suas visitas ao espaço.
Na noite de estreia, o estilo romântico de Roberto Carlos foi cantado por Beto Bona. No palco, o repertório agradou inclusive pai e filho, que foram até à praça apenas para prestigiar a atração. “A gente precisa fazer isso, prestigiar as atividades locais. Isso é muito legal. A iniciativa é muito boa, especialmente para os mais jovens”, sinalizou Willian, pai de Mateus, de sete anos, atento à performance da banda no palco principal. Na segunda-feira, depois da apresentação de Beto Bona, os bailarinos da Corpo & Dança (que viajam para Los Angeles no dia 18), também de Porto União, subiram ao palco.
Conforme o diretor de atividades do Sesc, Daniel Rosa, a proposta do projeto é interiorizar a marca das instituições, especialmente nas cidades que não tem a presença oficial do grupo. É o caso de Porto União. “De certa forma, a gente leva um pouco do Sesc para as cidades, especialmente na área social e de lazer”, explica. Rosa elogiou a cidade, tanto na questão de hospitalidade quanto na organização. Na abertura do evento, brincou com a proximidade de estados. “Viajamos diversas cidades de Santa Catarina e estamos até dando um passinho no Paraná. Nem sei se podemos fazer isso”, brincou.
A vinda do Sesc Móvel vinha sendo negociada com a Prefeitura já há algum tempo. Porém, apenas há 15 dias o “martelo foi batido”, definitivamente. “Demorou um tempo, mas isso aconteceu e o Sesc trouxe o caminhão e a estrutura para estar conosco”, sorriu o secretário da Cultura, José Carlos Gonçalves.
Neste aspecto, o Senac de Porto União deu um “empurrãozinho”. O fato de a unidade existir estreitou os laços, o que garantiu a vinda do terceiro evento significativo para a cidade. “Já era um contato que o Sesc tinha conosco e essa proximidade se deu por termos o Senac à disposição. A gente se colocou à disposição e a coisa começou a acontecer”, lembra o diretor local do Senac, Elieser Lourenzzetti.
O que tem por lá
Quem visitar o espaço, que ocupa boa parte da Praça do Contestado, poderá visitar a estrutura do 5º Batalhão, de Porto União, que mostra um pouco do seu trabalho e ainda oferece pintura de rosto para as crianças. “É uma mostra de alguns materiais de emprego militar”, resume o comandante do Batalhão, Coronel Franco Azevedo. Essa mesma exposição, aliás, pode ser novamente apreciada entre os dias 21 e 24, no quartel militar.
Ainda, o caminhão do Sesc, que se transforma em palco, oferece mostras de cinemas. Ao ar livre, há ainda cama elástica, jogos, piscina de bolinhas, kit educacional, orientações nutricionais e de boa postura.
À noite, todas as atividades mais dinâmicas estão canceladas. É quando a estrutura se prepara para as apresentações culturais, sempre a partir das 19 horas. Igualmente, a participação do público é gratuita.
Trânsito fechado
Em alguns períodos do dia, por conta de algumas atividades, o trânsito da Rua Getúlio Vargas, na lateral da praça, fica interrompido. O pedido da organização é de atenção, especialmente nos horários de pico. Cones sinalizam a interdição. À noite, o fluxo é normal.
Horários
Até sexta, 7
Das 8h30 às 11h30, das 13h30 às 1630 e das 19 às 21h30
Sábado
Das 8h30 às 13 horas