A organização do evento começou há um ano. Nem bem uma edição terminou, outra já começava a ser idealizada. E, finalmente, a oitava edição da Festa Nacional da Costela chegou. Ela aterrissou com força em União da Vitória, entrou para o calendário de eventos regionais, faz lotar os hotéis e espera, neste ano, reunir mais de 80 mil pessoas durante seus três dias. A festa começa logo mais, com a carreata às 17 horas. Depois, todos os caminhos levam ao CTG Fronteira da Amizade.
Shows com entrada free!
Sim, eles vão acontecer. O grupo Talagaço se apresenta logo mais à noite, em um dos palcos principais, após a solenidade de abertura do evento. A apresentação é um presente da FM Verde Vale. No domingo, a Super Rádio União coloca no palco o Grupo Reponte. O Grupo Verde Vale de Comunicação, do qual as duas emissoras fazem parte, oferecem como presente ao público das Cidades Irmãs os dois shows.
Palavra do patrão
Dormindo apenas cinco horas por noite, o patrão do Fronteira da Amizade, José Jorge dos Santos, afirma que organizar o evento é sinônimo de desafio. Aliás, de um grande desafio. “Mas, está quase tudo pronto. Esperamos que todos vão lá comer a nossa costela, jantar no nosso buffet, participar do fandango e das atrações tradicionalistas”, declarou ontem em entrevista ao jornal O Comércio.
Ao lado dele, outras 200 pessoas, todas voluntárias do CTG, dedicam boa parte do seu tempo para organizar, cozinhar, limpar e deixar tudo pronto para a festa.
A carreata
Vai ser preciso ficar atento ao trânsito. Dois caminhões do CTG, um com costela e outro com tradicionalistas, percorrem as principais ruas das Cidades Irmãs a partir das 17 horas de hoje. O percurso prevê uma passagem breve pelas avenidas Bento Munhoz e Manoel Ribas, bem como na Rua Sete de Setembro. O aroma da costela, colocada às 8 horas de hoje no fogo, poderá ser sentido, de longe.
Estrutura
A festa terá mais de dez mil metros quadrados de área coberta. A medida vale para os barracões do CTG e para boa parte externa. Para entrar na estrutura, nada é cobrado: a entrada é livre.
Estacionamento
Privado, não tem. Quem for de carro vai precisar chegar cedo para encontrar uma vaga pública, nas vias próximas. É possível que haja opções de estacionamento pago, particular, próximo do CTG.
Ingressos para os shows
Eles estão à venda na secretaria da Rádio União, na farmácia Univale, padaria Ricca, Soy Paletero, Center Roveda e no site da 4Play. É possível comprar as entradas individuais ou passaporte.
Parque de diversões
Está montado atrás do pavilhão do CTG. Como é particular, quem for até lá vai precisar procurar as bilheterias e comprar as entradas para os brinquedos.
Gastronomia
Haverá barracas com a comercialização de várias iguarias típicas e até exóticas. O cardápio está bastante variado neste ano. A compra e venda ocorre diretamente entre cliente e vendedor. No caso do buffet do CTG, basta entrar no espaço, servir e só então pagar.