Edital Elisabete Anderle aprova projeto de Núcleo de Artesãos de Pêssankas

Iniciativa é de Vilson Kotviski, artesão do símbolo. Oficinas preparam quem conhece a técnica e também quem nunca teve contato com ela

·
Atualizado há 9 anos

Pessankas-projeto-cultura
(Fotos: Divulgação).

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) divulgou há alguns dias a lista dos projetos aprovados no Edital Elisabete Anderle. Entre eles, com nota máxima na avaliação de sua categoria, está a ideia da criação do “Núcleo de Artesãos de Pêssankas de Porto União”. A autoria é de um dos defensores da técnica e, claro, da etnia ucraniana, Vilson Kotviski.

O projeto é o único da cidade aprovado e um dos poucos do interior do Estado: a maioria dos vencedores é da grande Florianópolis. “A ideia de buscar apoio através projetos culturais já vem de tempo, tanto em relação às pêssankas, quanto ao próprio Kalena, e felizmente podemos contar algumas conquistas como esta! Não é um caminho fácil, mas fazendo bons projetos temos”, comemora.

Kotviski já havia sido premiado na edição 2008 com o projeto “Pessânka – artesanato ucraniano, brasileiro, catarinense”, realizando dez oficinas em comunidades do Planalto Norte. Agora, na edição 2014 do Edital, a ideia do núcleo foi aprovada.

Conforme o idealizador do projeto, a implantação do núcleo, agora com recursos do Governo de Estado, acontece em duas fases. Na primeira, com a oferta às pessoas que nunca tiveram contato com a arte da pêssanka, a partir de duas oficinas, na área rural e urbana. “Na segunda fase iniciamos a formação efetiva do núcleo, através do aprimoramento de técnicas das pessoas que já fazem pêssankas, em encontros programados. Os participantes das oficinas que tiverem melhor desempenho também serão convidados a participar do núcleo”, explica Kotviski.

Pessankas-projeto-cultura2
Oficinas com artesãos que nunca tinham experimentado a técnica já começaram: no feriado do dia 7, Igreja Ucraniana recebeu alunos

A coroação de todo o trabalho ocorre na Páscoa de 2016, com a apresentação dos resultados à comunidade. Inicialmente, o núcleo já tem 20 inscritos, o que deve trazer força à expressão da arte na região.

 

Sobre a Pessânka

Ela pode ser considerada o símbolo máximo da cultura ucraniana onde, na simples casca do ovo, estão expressos sentimentos nobres. É uma linguagem do espírito, arte popular, pura e singela. Ela acompanha a história dos ucranianos por milênios e veio para o Brasil com a imigração.

 

Elisabete Anderle

O Prêmio Elisabete Anderle 2014 de Estímulo à Cultura do Estado de Santa Catarina é um programa de seleção pública de projetos artísticos e culturais promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, e executado pela Fundação Catarinense de Cultura. É uma ferramenta destinada a aportar recursos para produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão de trabalhos artísticos e culturais de pessoas físicas e jurídicas.