União da Vitória, conforme o Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar) marcou ontem 33,4ºC, maior temperatura num mês de setembro desde 1997, ano em que o Sistema começou a fazer medições climatológicas. No entanto, a sensação térmica foi muito maior. Em um termômetro que fica na área central – na divisa seca entre Porto União e União da Vitória – a marca chegou aos 39ºC às 17 horas. A medição não está tão errada assim, garante Sheila Paz, meteorologista do Simepar. “Não é um dado errado. Um número desses é devido à outras fontes de calor, os carros passando, as pessoas, prédios”, explica. “Mas não, nunca tínhamos registrado um número desses para a região”, afirma Sheila. Esses extremos de temperatura acontecem em situações de bloqueio, quando há muitos dias sem chuva, fenômeno que não é sentido por aqui há alguns dias.
Mas essa sensação de abafado e o sol “escaldante” pode desaparecer a partir desta sexta-feira, 25, quando a primavera já influencia nas mudanças. Conforme os mapas meteorológicos desta semana a sexta, sábado e domingo serão debaixo de água. “A primavera será bem chuvosa, característica da estação”, comenta Sheila.
Outros recordes como o sentido – na pele – ontem não serão registrados, ao menos nesta estação. No entanto, com os consecutivos dias de tempo seco, os índices de umidade do ar voltam a entrar em estado de atenção, com valores abaixo de 30% em diversos setores do Paraná.
Para que a saúde fique em dia com todas as mudanças no clima a dica é muita água. A hidratação vale para qualquer estação do ano, mas quando o calor chega, é a hora certa para começar alguns hábitos mais saldáveis. Até para atividades físicas, o cuidado deve ser redobrado nos períodos mais quentes. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir um treino seguro, a umidade relativa do ar deve estar entre 45% e 50% e a temperatura ambiente não deve passar dos 29°C.
Quanto à hidratação, a ingestão de 200 ml de água 40 minutos antes da atividade física e mais 200 ml a cada 20, 30 ou 60 minutos de prática é sugerida. Em atividades com duração maior que 90 minutos é aconselhada a hidratação com bebidas esportivas ou água de coco.
Nova estação
A primavera começou há pouco, por volta das 5 horas. Neste ano, o fenômeno El Niño, causado pelo aquecimento da superfície do Oceano Pacífico na área equatorial, fará com que as chuvas se concentrem abaixo de uma linha que corta Mato Grosso, Goiás, a metade de Minas Gerais e três quartos do estado do Rio. A estação será ainda mais chuvosa no Mato Grosso do Sul e na Região Sul.