Ipiranga decreta estado de Calamidade Pública

Deputado Estadual Hussein Bakri esteve na cidade e firmou compromisso na reconstrução do município

·
Atualizado há 9 anos

ipiranga-husseinbakri-clima
(Foto: Assessoria).

O final de semana foi de balanços, contagem de prejuízos e de tomar fôlego para reconstruir. O temporal que causou destruição em Ipiranga, na região dos Campos Gerais do Paraná, na tarde da última quinta-feira (8) destelhou centenas de casas. A Prefeitura de Ipiranga declarou estado de calamidade pública – são mais de R$ 35 milhões em prejuízos. O deputado Hussein Bakri esteve na cidade já na sexta-feira após o vendaval, e por lá permaneceu também no sábado e domingo: “Estamos vendo um cenário de guerra. O prefeito Roger Selski nos comunicou sobre o ocorrido, mas somente vendo com os próprios olhos é que se tem real dimensão do que aconteceu. Estamos aqui, juntamente com o governador Ademar Traiano e o deputado Plauto Miró, para prestar toda e qualquer ajuda que o município de Ipiranga precisar”, falou.

O temporal, com queda de granizo, durou entre 5 e 7 minutos conforme a prefeitura. Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, o vento atingiu a velocidade de 80 quilômetros por hora. Mais de sete mil pessoas foram afetadas de alguma forma pela chuva e 1.780 casas foram danificadas e destelhadas pelo vento forte e granizo, de acordo com a Defesa Civil. Os telhados de hospitais, igrejas e escolas ficaram danificados.

O Hospital Municipal de Ipiranga sofreu com a falta de energia elétrica. O centro cirúrgico e o hospital foram interditados, porque a estrutura corre o risco de desabar. O atendimento médico foi transferido para um Hospital de Campanha, providenciado pelo Governo do Estado. Além disso, o governador em exercício, Ademar Traiano, determinou o repasse de R$ 500 mil para a prefeitura de Ipiranga para a compra de medicamentos, insumos e outros equipamentos necessários para garantir o atendimento de saúde na cidade.

Assistentes sociais realizam o cadastramento das famílias que tiveram prejuízos e precisam receber ajuda. O Governo do Estado providenciou a doação de colchões, telhas e remédios.

“Num primeiro momento, estamos focando no atendimento imediato das famílias que tiveram suas casas atingidas. A segunda etapa é a recuperação do patrimônio público, pois todos os prédios públicos, como escolas e postos de saúde, foram danificados. O município terá atenção total do Governo do Estado. Estamos compromissados”, frisou o deputado Hussein Bakri. No Ginásio Municipal, foi montada uma central de apoio que recebe as doações que não param de chegar. Os pedidos de doações são de cobertores, roupas e alimentos.