A Defesa Civil de Porto União já iniciou a retirada das primeiras famílias atingidas pela cheia do Rio Iguaçu.
Nesta sexta-feira (16) cinco famílias foram retiradas de suas casas no bairro Santa Rosa, sendo que quatro foram deslocadas para o Ginásio de Esportes do Bairro Bela Vista.
Na manhã deste sábado, pelo menos mais uma família deve ser retirada da área de risco. Na reunião realizada pelo prefeito Anízio de Souza e o pelo Vice-prefeito Aloisio Salvatti na quinta-feira (15) foi definido a retirada das famílias antes que a água chegue às residências, para evitar maiores transtornos.
Por isso a coordenação municipal da defesa Civil, conduzida por Adhemar Lírio, e a equipe de assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social estão orientando os moradores a fim de verificar a disponibilidade de saída e a relocação de seus pertences para casas de familiares ou para abrigos públicos, antes de a água atingir suas casas.
As equipes da Secretaria de Obras e do Departamento de Urbanismo continuam de plantão neste final de semana para a retirada de mais famílias caso haja necessidade.
O nível do Rio Iguaçu continua subindo, apesar de ter diminuído as chuvas na região. Segundo o site da Copel, o nível do Rio Iguaçu às 16h era de 5,76.
O Prefeito Anízio de Souza está acompanhando a situação diretamente.
Em caso de emergência, a população pode ligar para número do plantão da Prefeitura 9103 3185, ou ainda para o Corpo de Bombeiros 193.