A Prefeitura de Cruz Machado realizou nessa sexta-feira, 16, no Barracão das Artes, a escolha da Rainha e Princesas da 5ª Festa da Erva-Mate. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem).
Ao todo, 11 meninas desfilaram em busca dos títulos da realeza 2015. Os jurados avaliaram os quesitos de desenvoltura, beleza, elegância e simpatia, dando notas de cinco à dez. O corpo de jurados foi composto pela advogada Elisangela Zakzeski, secretária de Cultura e Turismo de Mallet, Maredy Graeser Abib, Rei da Festa da Erva-Mate 2014 de São Mateus do Sul, Douglas Amaral Gmieski, e pela Rainha da Festa da Erva-Mate 2014 de São Mateus do Sul, Mônica Padilha Musialaki.
O título de Rainha da 5ª Festa da Erva-Mate ficou com a Taiane Fries, que conquistou 1415 pontos, a 1ª Princesa é a Adriane Baldessar, que alcançou 1375 pontos, e o título de 2ª Princesa ficou com a Morgana Gauer, com 1313 pontos. As vencedoras foram contempladas com presentes e brindes e mais uma premiação em dinheiro.
O concurso da foto mais curtida do álbum “Candidatas ao título de Rainha e Princesas da Festa da Erva-Mate”, da fan page Festa Cruz Machado, teve como vencedora a candidata Hanna Santos, que conseguiu 545 curtidas e recebeu um prêmio extra da comissão.
O evento contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, vice-prefeito de Cruz Machado, Edison José Warken, secretária de Educação e Cultura, Oliveti Brautigam, secretários municipais, presidente da Codacem, Vilfrid Kirschner, e demais autoridades. Ao todo, o evento reuniu mais de 250 pessoas, que também aproveitaram para saborear um delicioso jantar típico polonês. O lucro do evento será revertido para os Centros de Educação Infantil do município, que organizaram o jantar.
Festa da Erva-Mate
A Festa da Erva-Mate tem como objetivo divulgar o produto erva-mate e que a cultura seja cada vez mais reconhecida com fonte de recurso no município, que gera uma importante economia para as famílias, comércio, empresas e também para Cruz Machado.
A festividade também tem como propósito manter viva a tradição do povo de Cruz Machado, divulgar o potencial da cadeia produtiva da erva-mate no município, desde a semente até o produto final, além de promover uma confraternização entre produtores, industriais e consumidores.
Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2014 a área de plantação da erva-mate em Cruz Machado foi de seis mil hectares e a produção de 75 mil toneladas. O valor gerado no município no ano passado foi de R$ 90.468.000,00. A erva-mate é uma das culturas mais importantes para o desenvolvimento no município e Cruz Machado é conhecido como o maior produtor de Erva-Mate, em que aproximadamente 2,5 mil famílias produzem erva-mate no município.
A 5ª Festa da Erva-Mate será realizada no último final de semana de novembro, na Praça Papa Pio XII. No sábado, 28 de novembro, haverá Rodas de Chimarrão, Exposição de Empresas, Recepção de Autoridades e Imprensa, Praça de Alimentação, Almoço, Apresentações Artísticas, Shows com o Grupo Fogo de Chão e Sarandeio do Rio Grande do Sul. No domingo, 29 de novembro, haverá mais Rodas de Chimarrão, Corrida Rústica, Praça de Alimentação, Gravação do Programa Alô Tchê, Concurso da Maior Folha de Erva-Mate, Almoço, Apresentação do CTG dos Birivas, Shows com Sarandeio do Rio Grande do Sul e Convidados, Grupo Garotinhas de Ouro e Grupo Garotos de Ouro.