TEMPO: Rio Iguaçu começa a baixar e risco de enchente diminui

Sem previsão de chuva e com o nível baixando a cada hora, enchente já não é problema para as Cidades Irmãs

·
Atualizado há 9 anos

defesacivil-cheia-portouniaoO temor de uma nova enchente parece recuar com a baixa no nível do Rio Iguaçu. Nas últimas horas as águas do Iguaçu diminuem um centímetro por hora. As indicações de mapas meteorológicos não mostram chuva para a bacia do Iguaçu nesta semana e as chuvas registradas durante o sábado e o domingo, em algumas regiões do Estado, parecem não ter influenciado no nível do Iguaçu por aqui. Conforme o chefe da Defesa Civil de Porto União, Ademar Rodrigo Lírio, as Cidades Irmãs podem ser consideradas o final da bacia do Iguaçu. Por aqui é onde passa todo o volume de água das chuvas acima dos municípios. “Então quando para de chover aqui mas continua em outras cidades o volume influencia em nossa bacia”, comentou Lírio.

Ainda na cidade, até o final de semana cinco famílias foram retiradas de área de enchente. Conforme a assessoria de imprensa do município, três delas estão no ginásio do Bairro Bela Vista e duas em casas de parentes.

Em União da Vitória a Defesa Civil também trabalha em alerta. Em entrevista ao Portal Vvale na semana passada, o coordenador da Defesa Civil do município, Marco Antônio Coradin, informou que toda a logística da unidade está atenta. No entanto, Coradin descartava a ocorrência de uma nova enchente. “Estamos acompanhando as previsões”, comentou. “Não acredito em enchente”, afirmou.

Em junho de 2014 o volume de água na Bacia do Iguaçu, em especial na região de União e Porto União, foi de quase 300 milímetros em apenas uma semana. Na época outras cidades do Estado também apresentavam chuvas intensas e constantes, o que influenciou em um aumento repentino do nível do Iguaçu. “Estamos atendo, mas a Defesa não pode alarmar, sim, alertar, quando necessário”, reforçou.

Como fica o tempo

Conforme as previsões do Sistema de Meteorologia do Estado do Paraná (Simepar) uma massa de ar mais seco se estabelece na região sul nesta semana. Assim, a semana começa com tempo mais estável, sem previsão de chuva em praticamente todo o Estado. No entanto, no extremo sul paranaense, bem na área de divisa com Santa Catarina – onde está União e Porto União –, há possibilidade de chuva rápida e isolada ao longo da semana. A partir de quarta-feira é esperada chuva em mais áreas do Estado.