Os jurados terão um “duro” trabalho até o final de semana. Começou na terça-feira, 20, e segue até sábado, 24, a escolha da melhor caipirinha das Cidades Irmãs. O concurso, que agrada os mais variados paladares, é uma ação da Destilaria Doble W e do Núcleo Empresarial de Desenvolvimento do Turismo. Participam da disputa apenas os estabelecimentos que preparam, servem e oferecem a bebida no menu a partir da matéria-prima local, o Steinhaeger, destilado produzido em Porto União e apreciado localmente por visitantes.
Conforme o barman e um dos promotores do evento, Paulo Henrique de Souza, duas modalidades da caipirinha serão degustadas e votadas: a tradicional, de limão, e a “livre”, que pode ser preparada com a base da bebida associada a outra fruta.
Até o final de semana, 12 estabelecimentos, de União e Porto União – apenas na terça foram quatro endereços – serão visitados pelos jurados, um city tour capaz de incrementar, em breve, o turismo gastronômico da região. “Nossa ideia é valorizar este tipo de turismo, divulgar estes locais e promover os ambientes com certificação, que tenham o melhor drink”, explica Souza.
Os jurados e a organização buscam uma bebida de qualidade que, embora tenha uma base de receita simples, se destaque por combinar padrão e dosagem de ingredientes. “Queremos uma que seja ideal”, sorri o barman.
Premiação
Na próxima semana, os nomes dos três primeiros estabelecimentos colocados serão revelados. Todos vão ganhar kits especiais da destilaria e para o primeiro lugar, um certificado, que confere ao estabelecimento o título de dono da melhor caipirinha.