Defesa Civil emite alerta para Porto União

Mesmo assim equipes da prefeitura não trabalham com possibilidade de enchente

·
Atualizado há 9 anos

tempo-chuva-clima
(Foto: Bruna Kobus).

Em Porto União cinco famílias foram retiradas de área de enchente na última semana. Três delas estão no ginásio do Bairro Bela Vista e duas em casas de parentes. O nível de alerta do rio Iguaçu (5,50 metros) foi ultrapassado com as fortes chuvas na região. As famílias moram no Bairro Santa Rosa, um dos principais pontos de alagamento da cidade. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Social as famílias estão sendo acompanhadas. A intenção era que na sexta-feira, 23, elas retornassem para casa. No entanto, com a previsão de mais chuvas – o que se concretizou no final de semana – a mudança não ocorreu. “As famílias vão ficar onde estão até que o rio chegue a marca dos 5,50 metros e não tenha mais previsões de chuvas”, afirma o secretário da pasta, Marcos Antônio Vieira.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de situação hidrológica dos rios para cinco cidades do Planalto Norte na manhã de ontem. Porto União está entre elas. No comunicado o Rio Iguaçu está estabilizado, apesar de marcar 5,61 metros às 16 horas de ontem.

Conforme a Assessoria da Prefeitura as equipes da Defesa Civil não foram comunicadas sobre tal alerta, mas afirma, mesmo assim, que a Administração está em regime de plantão caso seja necessário algum atendimento.

Conforme o chefe da Defesa Civil de Porto União, Ademar Rodrigo Lírio, as Cidades Irmãs podem ser consideradas o final da bacia do Iguaçu. Por aqui é onde passa todo o volume de água das chuvas acima dos municípios. “Então quando para de chover aqui mas continua em outras cidades o volume influencia em nossa bacia”, comentou Lírio.

A cidade irmã União da Vitória também divide as margens do Iguaçu com Porto União. Por lá a situação também não é de alarme, mas de atenção com os mapas meteorológicos. O nível de alerta na cidade só é emitido quando o rio marca – na régua embaixo da Ponte Machado da Costa – 5,80 metros. O nível chegou a ser ultrapassado na semana passada, mas não ocasionou problemas para as famílias que moram em área de enchente.

Serviço

Os telefones para emergência são: (42) 3522-8747 da Secretaria Desenvolvimento Social ou 3523-7001 Defesa Civil de Porto União. Ou para a Defesa de União o número de telefone é o 3522-4748. Os atendimentos à noite são centralizados no Corpo de Bombeiros pelo 193.

 

Tempo

florianopolis_-_chuvas_
(Foto: Roberto Stuckert/PR).

Conforme as previsões do Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar) há possibilidade de chuvas acompanhada por trovoadas nesta terça-feira em algumas regiões do Estado. Para União e Porto União estão marcadas pancadas de chuva durante à tarde e noite. Os mapas ainda indicam instabilidade para amanhã e sexta-feira.

 

SANTA CATARINA

A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, em Florianópolis, na tarde deste sábado, 24, para tratar das medidas de apoio aos municípios catarinenses prejudicados pelas chuvas deste mês. A chuva que persiste no Estado provocou ocorrências em 93 cidades catarinenses, deixando 1.725 desalojados e 1.386 desabrigados, segundo dados da Defesa Civil do Estado. As principais ocorrências foram granizo, deslizamentos pontuais, alagamentos e vendavais.