Hoje e amanhã o Grupo Escoteiro Iguaçu, de Porto União, organiza o primeiro encontro interestadual de escoteirismo. O ELO – Escoteiros Locais em Operação – vai reunir sete grupos de Santa Catarina e Paraná no Parque Guaiará em Paula Freitas (PR). O encontro, de início, seria distrital, ou seja, somente os grupos escoteiros do lado catarinense. No entanto, conforme Cleusa Regiane Figueira, diretora técnica e chefe da tropa escoteira, alguns diretores do Paraná entraram em contato com a equipe de Porto União pedindo para participar. “A gente recebeu um desafio de realizar o evento. Interestadual é estreia”, comemora. “O objetivo do ELO é a integração entre os dois estados e os jovens, promovendo toda a base de valores do movimento escoteiro”, explica.
Os participantes serão inseridos em tarefas as quais receberão ajuda de outros escoteiros, muitas vezes, de fora do grupo.
Cerca de 260 escoteiros irão participar de atividades lúdicas, intelectuais e de atividade física. “Vai ter arborismo, o pessoal vai subir em árvore de rapel e vai ter, também, atividades de salvamento no tanque”, comenta Cleusa.
O Corpo de Bombeiros, uma equipe médica e duas enfermeiras estarão presentes para fazer o atendimento em caso de emergência. A prefeitura de Paula Freitas deixou à disposição uma ambulância do município.
Grupos dos municípios de Caçador, Curitibanos, Campos Novos, Porto União, São Mateus do Sul, Palmas e Guarapuava se reúnem para o ELO.
Com 83 anos de atividades, o Grupo Escoteiro Iguaçu é um dos mais antigos do Brasil e conta atualmente com 150 integrantes.
Um ELO possui características influenciadas pelo Jamboree Internacional, que são acampamentos internacionais de Escoteiros que são realizados periodicamente. Há ainda Jamborees Regionais, como o Panamericano ou o Europeu. No Brasil, os eventos Nacionais também são chamados de Elos.
Escotismo
É um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.