Às 20h de sábado, 20, a PM foi acionada para atender ocorrência de disparo de arma de fogo, no interior de Paulo Frontin. De acordo com familiares, João Szaubram, de 69 anos, foi baleado por seu irmão, Pedro Szaubram, de 66 anos. No local da ocorrência, situado na Colônia Limoeiro, o suspeito não foi localizado.
A família informou que os irmãos nunca conseguiram se entender, viviam discutindo, Pedro fazia várias ameaças contra a vida de João. No momento dos fatos o suspeito ingeriu bebida alcoólica e veio a se desentender com João, foi até a sua casa que fica no mesmo terreno da vítima, cerca de 400 metros de distância uma casa da outra, pegou um revólver, possivelmente calibre 32, e efetuou vários disparos em direção a João, atingindo um disparo no tórax do lado direito pouco abaixo da clavícula, originando orifício de entrada, porém sem orifício de saída. Ainda efetuou outros disparos, provavelmente para o alto, segundo familiares entre 6 e 7 disparos no total.
No hospital de Paulo Frontin a médica de plantão atestou que o estado de saúde da vítima era delicado, sendo transferido de imediato para o Hospital Regional de União da Vitória. Até o fechamento desta edição, João continuava na UTI, em estado grave.