Neste ano, a campanha “Papai Noel dos Correios”, em Porto União, trabalha em parceria com três escolas do município. Ao todo, são 150 crianças, menores de cinco anos, matriculadas no Balão Mágico, Castelo Encantado e na Escola do Legru, todas públicas. “Todo ano é um sucesso. Neste ano são estas três escolas que vão participar”, sorri o gerente da agência, Otacílio Carneiro.
Desde ontem, e até o dia 30, as cartinhas já podem ser adotadas. Funciona assim: as escolas enviam à agência o nome dos alunos, idade e o presente que cada um quer ganhar. A equipe dos Correios organiza tudo isso. “Nós colocamos as cartinhas à disposição dos clientes, que adotam as cartas. A entrega dos presentes é feita pelas escolas”, explica Carneiro.
Os pacotes, contudo, devem ser deixados na agência. “Todo ano atendemos todas as cartinhas. Acredito que neste ano não vai ser diferente”, acredita o gerente.
A campanha
Realizada há mais de 20 anos, a campanha “Papai Noel dos Correios” é uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil. Desenvolvida em todas as 28 diretorias regionais dos Correios, tem por objetivo o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Bom Velhinho e atender, dentro do que for possível, aos pedidos de presentes de Natal das crianças mais carentes. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha incentiva a solidariedade dos empregados e da sociedade, bem como, o poder da comunicação por meio da redação de cartas.
Desde 2010, a campanha contempla as cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.