De novo, uma das festas mais queridas das Cidades Irmãs, bate à porta. O ano passou rapidinho e por isso, a organização da 9ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo prepara a estrutura para receber seus milhares de visitantes, todos, ansiosos pela degustação de um corte de carne exclusivamente local e de um destilado próprio, com fama internacional.
Em entrevista ao radialista Brittes Antônio Brittes, no programa Linha Aberta, da Super Rádio União, que foi ao ar na manhã de sábado, 21, dois dos coordenadores do evento, o vice-prefeito de Porto União, Aloísio Salvatti, e o empresário Solimar Haiduk, deram detalhes desta edição. Conforme eles, o ponto alto dos três dias segue sendo a limpeza e qualidade dos produtos. Inclusive, neste ano, um “espião” vai provar do xixo vendido para confirmar o padrão sugerido pela organização. Este termômetro deve garantir ajustes, se necessários, para a edição 2016. Quanto à limpeza, os coordenadores garantem que mantem parceria com empresas privadas e com a Vigilância Sanitária. Lembra do cheiro estranho que rondava a festa do ano passado? Pois é, o órgão checou e confirmou: não era carne estragada, antes, simplesmente, bacalhau frito.
Esse faro para algo errado garante a higiene dos ambientes. Toda a festa é na Praça Hercílio Luz e no seu entorno. O espaço será “restaurante” e como tal, vai dispor de banheiros químicos, luz e água, para os visitantes. O comércio gastronômico das proximidades, garantem os coordenadores, está até mais receptivo à “bagunça” pré-festa. “Dá um pouco de transtorno, mas o pessoal reconhece que o retorno é muito bom. Acaba salvando uns dois meses de inverno”, comenta Salvatti.
A estrutura é coberta e de fácil acesso. Para os três dias de evento, a entrada é franca. Além disso, ela fica próxima dos terminais de passageiros, tanto de União da Vitória quanto de Porto União, o que garante a visita dos moradores dos bairros. “Pensamos em tudo com carinho porque estamos na nona edição e é difícil manter a qualidade. Além disso, como não temos mais para onde avançar, precisamos sempre pensar em coisas diferentes”, ressalta Haiduk. Toda essa organização, inclusive, já serve de modelo para empreendedores de evento de outras cidades. “A festa é de sucesso mesmo, onde a gente pensa na família, em todos”, completa Salvatti.
A Festa do Steinhaeger e do Xixo é uma organização da Acipu, cuja presidente é Célia Leão, em parceria com a prefeitura e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Bebidas terão o mesmo preço
Uma das grandes sacadas da organização é pensar na crise. Por isso, para garantir a visitação do público, a tabela de preços de alguns itens foi mantida. Este é o caso das bebidas. Chope, refrigerante e água serão comercializados no mesmo valor da edição do ano passado.
Programação*
DIA 4
18 horas
Desfile de aberta
19h30
Abertura da festa
21 horas
Banda Fritz 4, no palco 1 (ao lado do Bradesco)
Tales e Murilo, no palco 2 (trilhos)
DIA 5
9 horas
Abertura da festa
10 horas
Desfile
10 horas
Banda Brilho da Lua
14 horas
Apresentações folclóricas
20h30
Chegada do Papai Noel
21 horas
Orquestra Continental
Durante o dia, tarde dançante da Melhor Idade (novidade)
DIA 6
9 horas
Abertura da festa
11 horas
Orquestra Continental
14 horas
Jogos Germânicos
17 horas
Musical Talento
20h30
Orquestra Continental
Encerramento
Banda By Brasil
*sujeita à alteração