Prefeitos da Amsulpar prestigiam 5ª Festa da Erva-Mate

·
Atualizado há 9 anos

Os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) prestigiaram neste sábado, 28 de novembro, na Praça Papa Pio XII, a 5ª Festa da Erva-Mate. O evento está sendo promovido pela Prefeitura de Cruz Machado, com o apoio da Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem). O evento também foi prestigiado pelos chefes de núcleos do Paraná.

O evento contou com a presença do prefeito de Cruz Machado e presidente da Amsulpar, Antonio Luis Szaykowski, Deputado Estadual Hussein Bakri, Prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, Prefeito de Antônio Olinto, Fabio Staniszewski Machiavelli, Prefeito de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, Prefeita de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, Prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv. Também estiveram presentes vereadores, secretários municipais, equipe de governo e autoridades.

Para o prefeito de Cruz Machado o conjunto de ações promovidas durante a 5ª Festa da Erva-Mate possuí uma grande importância para agricultura familiar. A ideia do evento é que a erva-mate seja cada vez mais reconhecida com fonte de recurso do município, gerando uma economia importante para as famílias, comércio, empresas e para o município. “A erva-mate também possue uma importância na geração de emprego e das empresas. O cultivo da erva-mate é uma grande fonte de renda para a nossa agricultura familiar. Nós vemos os agricultores melhorando as suas residências, seus veículos, tratores, implementos agrícolas, e mudado a realidade econômica da nossa região, graças ao cultivo dessa cultura”, acredita Antonio Luis Szaykowski.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2014 a área de plantação da erva-mate em Cruz Machado foi de seis mil hectares e a produção de 75 mil toneladas. O valor gerado no município no ano passado foi de R$ 90.468.000,00. A erva-mate é uma das culturas mais importantes para o desenvolvimento no município e Cruz Machado é conhecido como o maior produtor de Erva-Mate, em que aproximadamente 2,5 mil famílias produzem erva-mate no município.

Fotos: Assessoria