Prefeito decreta situação de emergência em Canoinhas

·
Atualizado há 9 anos

????????????????????????????????????
(Foto: Assessoria).

Durante reunião realizada no gabinete do prefeito Beto Faria na manhã desta segunda-feira, 30, a Coordenaria Municipal de Defesa Civil (Comdec) aprovou o decreto de situação de emergência em Canoinhas. O alto índice de chuvas nos últimos meses e os danos que têm causado à malha viária e ao setor agrícola, foram os motivos do decreto.

No encontro, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke, relatou queda na produção agrícola do município, falando ainda sobre a expectativa de produção e a realidade vivida pelos empresários do meio rural do Planalto Norte, em especial de Canoinhas. Já o Secretário Interino de Obras, Fernando de Oliveira, explanou sobre os danos à malha viária destacando os diversos problemas nas vias públicas.  O Secretário de Planejamento, Gilson Guimarães, também comentou sobre as dificuldades na execução de obras em razão das chuvas. “A previsão é de chuva até o início do próximo ano e por isso está difícil dar continuidade aos trabalhos e obras”, disse o secretário.

“Nós conseguimos a liberação de mais moradias, mas, em função das chuvas as obras públicas estão atrasadas. Esta é uma condição de emergência que abrirá portas para a busca de recursos, está é uma formalização necessária”, explicou o Prefeito Beto Faria.  O Coordenador Regional da Defesa Civil, Edson Antocheski, comentou que a maioria dos municípios estão decretando estado de emergência em razão a evolução das chuvas. “Temos previsão de chuvas para os próximos três meses. Este fenômeno climático é extremamente forte e  que a Defesa precisa dos laudos contendo os danos materiais, ambientais e humanos”, disse Antocheski.

O Coordenador Municipal da Defesa Civil, Nelson dos Reis, também falou sobre a atuação da Defesa Civil durante o período de chuvas, expondo também que por problemas de estrutura foi interditada uma ponte no Rio Paciência, na Localidade de Paciência do Rufino, na área rural do município. Nelson dos Reis falou ainda da necessidade da elaboração dos laudos com a mensuração dos prejuízos, fotografias e coordenadas geográficas dos pontos críticos.

Toda comunidade pode ajudar a Prefeitura, encaminhando imagens, com indicação da localização, para que a Defesa Civil possa ter um bom laudo fotográfico. As imagens podem ser enviadas para defesacivil@pmc.sc.gov.br.

Também participaram da reunião da coordenadoria municipal de defesa civil, representantes de entidades que compõem o Comdec; o vice-prefeito, Wilson Pereira, além  do Vereador Gilmar Martins, que também falou sobre danos ocasionados pelas chuvas no município.