Faltam apenas detalhes para o “ok” da organização diante da quinta edição do Encontro de Carros Antigos das Gêmeas do Iguaçu. Organizado pelo Veteran Club de Porto União da Vitória, a atração traz à comunidade, especialmente para quem aprecia os contornos automotivos, a oportunidade de apreciar raridades. O Encontro é no final de semana, nos dias 5 e 6, entre 9 e 18 horas, na Praça Coronel Amazonas, no centro de União da Vitória. Ele é aberto ao público.
Conforme o presidente do Veteran, Giorgio Muncinelli, ainda não é possível precisar o número de veículos participantes. Porém, se depender das últimas quatro edições, a organização espera superar a marca dos cem automóveis. “Sempre contamos com o apoio e participação dos proprietários de veículos antigos daqui das nossas cidades e já recebemos confirmações de expositores de várias cidades da região”, explica. Expositores de Joinville (SC), Canoinhas (SC), Caçador (SC), Curitiba (PR), Lapa (PR), São Mateus do Sul (PR), Guarapuava (PR), Irati (PR) e Erechin (RS) já deram “sinal verde” para suas presenças na terrinha.
E, mesmo diante de raridades, é impossível destacar este ou aquele modelo. O gosto varia de acordo com o freguês e, portanto, não há destaques, embora sobrem predicados para cada carro exposto. “Dentro do grupo existem os adeptos aos carros rigorosamente originais. Alguns já preferem envenenar motores ou fazer algumas alterações estéticas e outros preferem determinada marca, enfim, o gosto é pelo carro antigo, seja ele original ou modificado, desde que em bom estado de conservação”, avalia Muncinelli.
Participação
Embora aberto ao público, a organização cobra uma pequena taxa – R$ 30 – de cada expositor. Em contrapartida, ele recebe um kit, com camiseta e brindes. De acordo com a organização, serão aceitos e estão convidados os proprietários que queiram expor seus veículos antigos (com mais de 30 anos de idade), que estejam em perfeito estado de conservação e limpos, e que serão dispostos na praça por marca, modelo e ano de fabricação.
Dinâmica
Em caso de chuva, o evento ocorrerá normalmente. Na praça, uma estrutura de quatro tendas e banheiros químicos será disponibilizada. Haverá ainda “Mercado de Pulgas” (comercialização de peças antigas) e miniaturas.