Muita cor, doce e som puderam ser registrados na primeira Parada de Natal de Porto União. A ação foi organizada pela Secretaria de Cultura. Conforme o secretário da pasta, José Carlos Gonçalves, mais de 400 pessoas trabalharam diretamente para que o evento fosse, efetivamente, às ruas. “Só de banda marcial tivemos quatro, além do grupo Grünewald, de escolas de dança e o Papai Noel com o seu trenó distribuindo balas”, comentou.
A Parada saiu do lado de União da Vitória, próximo a Padaria Zanetti, e subiu a Avenida Manoel Ribas até a Praça Hercílio Luz. Por lá outra banda já aguardava o público com mais música. No trajeto não passaram despercebidas as reações da criançada, e de alguns adultos que também entraram no clima de Natal. O repertório musical foi todo pensando nesta época do ano. Músicas tradicionais, como Jingle Bells, ecoavam pela avenida. “É um Sete de Setembro no Natal”, brincou uma pedestre que passava pela Parada.
Segundo Gonçalves o ensaio para que tudo fosse feito “nos trilhos” foi de quase dois meses. “Quando o Poder Público se propõe a fazer alguma coisa ele tem que fazer isso dar certo, porque as críticas acontecem, por isso nos empenhamos bastante.”
Os motoristas também entraram no ritmo e nenhuma buzina atrapalhou as apresentações.
A ideia é dar continuidade com a Parada no próximo ano. “Acredito que vai cair no gosto do público. Assim como a Festa do Xixo e das Etnias”, comentou o secretário. Até lá alguns detalhes, que o secretário mesmo identificou, serão reparados e outras atrações serão incluídas no trajeto. “Quem sabe uns carros alegóricos”, sorriu. “Vamos trabalhar para um Natal Luz. Rumo a Gramado! Eles começaram como nós”, disse otimista.
Fotos: Bruna Kobus