Nesta sexta-feira (18), chegou ao fim a Campanha Papai Noel dos Correios 2015. O balanço parcial* aponta que 355.990 cartinhas foram adotadas por padrinhos, o equivalente a 68% das 523.939 correspondências recebidas que atendiam aos critérios para participar da campanha. No Paraná, mais de 40,8 mil cartas foram atendidas.
“Participar dessa campanha foi uma grande satisfação para mim. Poder realizar o sonho de uma criança é mais do que uma maneira de fazê-la feliz; é uma oportunidade de sermos felizes também”, enfatizou o presidente Giovanni Queiroz.
A campanha, que integra as ações de responsabilidade social dos Correios, comemorou 26 anos de existência em 2015. O objetivo é manter a magia do Natal e estimular o voluntariado e a solidariedade dos trabalhadores e da sociedade, além de promover junto às crianças o desenvolvimento das habilidades de redação de cartas, do endereçamento correto e do uso do CEP e do selo postal.
Além das cartas das crianças que escrevem diretamente ao Papai Noel, desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social.
A campanha deste ano foi um exemplo de solidariedade. Em Mariana (MG), palco do rompimento da barragem de resíduos de mineração que afetou a vida de comunidades locais, cerca de 300 crianças entregaram suas cartinhas ao Papai Noel dos Correios no final de novembro. A ação foi promovida pela empresa em parceria com a prefeitura e o governo estadual. No Rio de Janeiro, alunos da Escola Municipal Álvaro Valle, em Santa Cruz, receberam os presentes solicitados em cartinhas enviadas ao Bom Velhinho e participaram do festival esportivo organizado pelo Transforma, programa educativo dos Jogos Rio2016, praticando modalidades olímpicas como judô, vôlei sentado e tênis, tudo sob a supervisão de professores de educação física. O Papai Noel, o Carteirinho e os mascotes olímpicos Tom e Vinícius também participaram da comemoração.