O ano está chegando ao fim com resultados positivos para o turismo em Santa Catarina, e os reflexos serão sentidos em diferentes setores da economia. A expectativa é concluir a temporada 2015/2016, que começou oficialmente no dia 15 de dezembro, com crescimento de aproximadamente 30% na movimentação turística. O fluxo de visitantes para esta temporada, entre catarinenses, turistas de outros estados e do exterior, é estimado em 8 milhões de pessoas (no verão passado, foram cerca de 6,2 milhões de turistas).
“Isso mantém a cadeia produtiva do turismo em profusão. São 53 atividades relacionadas ao setor que geram milhares de empregos e receita para o Estado”, destacou o secretário de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) de Santa Catarina, Filipe Mello.
A realidade econômica do país e as diferenças de câmbio em relação a outras moedas estão favorecendo a vinda de estrangeiros, especialmente da América Latina. Além disso, muitos brasileiros escolheram destinos nacionais para passar as férias, como as cidades catarinenses.
Dentro desse contexto, o secretário Filipe Mello entende que a escolha de promover Santa Catarina no mercado interno e países vizinhos foi acertada. “Nosso estado é rico em atrativos com características que estamos valorizando em nossa promoção turística”, completou.
Para consolidar o trabalho que vem sendo feito, Santa Catarina ganhou pela oitava vez o título de melhor estado do Brasil para viajar, no prêmio O Melhor de Viagem 2015/2016, promovido pela Revista Viagem e Turismo. Esse prêmio é resultado da diversidade de opções de turismo e lazer de SC: praias calmas, praias badaladas, turismo rural, religioso, de aventura, parques temáticos, águas termais, entre outros.
“O que faz de Santa Catarina um estado tão especial não é somente a beleza natural e, sim, as diferentes experiências proporcionadas aos viajantes. Temos 10 regiões turísticas, com peculiaridades gastronômicas, entretenimento, colonização, arquitetura e um estilo de vida que vale a pena conhecer”, afirma o secretário.
Também é importante destacar que Santa Catarina é um dos estados com mais estâncias hidrotermais do Brasil, situadas nas regiões Oeste, Meio-Oeste, Sul e Grande Florianópolis. Piratuba, por exemplo, deve receber 300 mil visitantes durante a temporada. As águas termais são um refúgio para a terceira idade e também para muitas famílias que aproveitam as férias escolares para buscar opções de lazer para todas as idades.
Roteiros religiosos também não faltam para os turistas que desejam vivenciar experiências de fé. O turismo religioso no estado se destaca pela diversidade e engloba 11 cidades. A capital desse segmento turístico é Nova Trento, que é considerada ainda o segundo maior destino religioso do país, atrás apenas de Aparecida, em São Paulo. A cidade onde viveu Santa Paulina, a primeira Santa do Brasil, recebe por ano cerca de 800 mil visitantes.
Investimentos
A crescente participação do turismo na economia catarinense, afirma Mello, reflete a política de promoção e comercialização dos atrativos das várias regiões do estado. “Os resultados são fruto do planejamento e investimentos em diferentes áreas e esse trabalho está possibilitando manter o setor aquecido”, acrescenta.
Além do planejamento conjunto com outras estruturas do Governo para dar suporte ao grande número de visitantes, a SOL destinou R$ 5,1 milhões para a Operação Veraneio 2015/2016. O recurso vai viabilizar o pagamento de 1,5 mil guarda-vidas e compra de equipamentos. O monitoramento, que começou no dia 15 de dezembro e termina após o Carnaval, será feito em 153 praias e 11 balneários de água doce de Santa Catarina.
Atendimento ao turista
O turista que chega a Santa Catarina conta com dois pontos exclusivos, administrados pela Santur, para receber informações sobre os principais atrativos turísticos do Estado. Estruturas semelhantes estão presentes em outras regiões e são administradas por prefeituras e entidades de classe.
No Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, equipes profissionais recepcionam os turistas com material de divulgação e orientações sobre as opções de roteiro na diferentes regiões. O atendimento funciona de segunda a domingo, das 8h às 24h. O outro posto funciona no Centro da Capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. No local, os visitantes também podem obter material impresso sobre os pontos turísticos catarinenses. É possível entrar em contato via central de atendimento pelo 0800-6446300.
Foto: James Tavares / Secom