Pesquisa aponta caminhada como atividade esportiva favorita dos trabalhores

Musculação e esportes coletivos completam ranking em estudo que investiga prática de atividades físicas e hábitos alimentares

·
Atualizado há 9 anos

A maioria dos trabalhadores brasileiros, 74%, afirmam praticar alguma atividade física nas horas de lazer. Entre diversas modalidades esportivas, a maior parte desses profissionais, 46%, elege a caminhada como atividade principal.

Estes são alguns dos resultados obtidos pela da segunda edição da pesquisa Alelo Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro*, realizada pela Alelo, empresa líder no segmento de cartões-benefício, em parceria com o Conecta-i, do Instituto Ibope. O estudo, único levantamento do gênero no país, ouviu mais de 3 mil entrevistados de 12 capitais brasileiras e cidades do interior, em busca de informações sobre o comportamento dos trabalhadores quanto à prática de atividades físicas e alimentação.

Assim como no ano passado, a musculação ocupa o segundo lugar, com 22% (em 2014, era 21%) e os esportes coletivos seguem em terceiro, com 14% da preferência nacional, uma queda em relação aos 19% registrados no ano passado.

A corrida, praticada por 17% dos entrevistados, subiu um ponto percentual em relação ao índice anterior. Já as modalidades de dança e atividades como pilates e yoga foram apontadas por 9% dos profissionais, uma subida em relação aos 7% que indicaram realizar tais práticas em 2014.

A novidade deste ano é a presença de esportes como o ciclismo e as artes marciais como os mais indicados pelos 8% dos profissionais que afirmaram praticar outros esportes além dos já citados acima.

Frequência

Quando o assunto é a frequência das atividades, a caminhada também sai na frente. A grande maioria dos profissionais ouvidos (39%) indica que pratica essa atividade de duas a três vezes por semana, enquanto 29% afirmam praticá-la diariamente e 22% de quatro a cinco vezes por semana. Apenas 2% dos profissionais que fazem caminhada assumiram praticar essa atividade menos que um dia por semana.

A musculação, segunda atividade preferida pelos mais de 3 mil entrevistados, também tem sua maior frequência no período de duas a três vezes por semana, com 44% dos trabalhadores seguindo essa tendência, contra 20% que afirmam ter essa prática diariamente e 30% dedicando-se à musculação de quatro a cinco vezes semanais.

O mesmo, porém, não ocorre com os adeptos dos esportes coletivos, já que 43% dos entrevistados dizem entrar em quadra somente uma vez por semana, contra apenas 8% dos praticantes diários, 6% dos que seguem a frequência de quatro a cinco vezes por semana e 32% dos que praticam modalidades em grupo de duas a três vezes a cada semana.

A pesquisa também observa que:

  • Entres os profissionais que correm, 49% praticam a modalidade em média quatro dias por semana e apenas 15% assumem práticas diárias;
  • A hegemonia é masculina nas corridas, com 23% dos praticantes homens e 11% de corredoras mulheres;
  • Entre os 7% dos entrevistados que fazem natação, 50% dizem praticar o esporte de duas a três vezes semanais, contra 8% dos que nadam diariamente, 10% de quatro a cinco vezes na semana e 27% dos que caem na piscina uma vez na semana ;
  • Entre os entrevistados, apenas 8% dos que nadam são homens e 5% são mulheres;
  • 15% dos adeptos à danças, pilates e yoga são mulheres, contra apenas 3% dos homens;
  • Mulheres e homens estão praticamente empatados na caminhada, com 46% dos praticantes do gênero feminino e 45% do masculino;
  • Já nos esportes coletivos, os homens são maioria: 24% praticam atividades em quadra contra somente 4% entre as mulheres.

Sobre a pesquisa

A pesquisa Alelo Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro ouviu 3.059 pessoas, sendo 53% homens e 47% mulheres, todas economicamente ativas, com uma idade média de 38 anos (intervalo observado: de 24 a 60 anos) e residentes em 12 capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Salvador, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Vitória e Belém – e outras 54 cidades que englobam a Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro e o interior paulista.

Desse grupo, 66% trabalham em regime CLT e 65% recebem algum tipo de benefício alimentação. Em relação à carga horária de trabalho, 41% trabalham de 6 a 8 horas por dia, 36% entre 8 e 10 horas diárias e apenas 7% fazem turnos de mais de 10 horas por dia.

Sobre o Movimento Alelo Comer Bem é Tudo de Bom

A Alelo abraçou a bandeira da alimentação saudável para estimular a adoção de melhores hábitos alimentares pelos trabalhadores brasileiros. Criado em 2013, o Movimento Alelo Comer Bem é Tudo de Bom auxilia as empresas-clientes da companhia a implementar ações de estímulo à alimentação saudável e prática de atividades físicas de seus profissionais.

O programa contempla matrizes de conteúdos nutricionais, desenvolvidos com o apoio de especialistas, que mensalmente são compartilhadas com essas empresas. Além disso, o Movimento Alelo Comer Bem é Tudo de Bom oferece às companhias serviços e ferramentas de apoio, como a Máquina de Sucos Naturais, o Carrinho de Alimentos Saudáveis e a Vending Machine Saudável.

Para entender com mais profundidade o trabalhador brasileiro, a Alelo desenvolveu a inédita Pesquisa Alelo Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro,. O levantamento, que em 2014 ouviu 2.131 profissionais, identificou que 72% dos entrevistados mudariam os costumes à mesa para se sentirem mais saudáveis. Além disso, 42% destas pessoas afirmaram que estão diminuindo o consumo de gordura.

Sobre a Alelo

A Alelo é uma companhia brasileira com portfólio de soluções simples e completas, que vão de cartões-benefício para empresas de todos os portes a cartões pré-pagos para empresas e consumidores em todo o país. Com mais de dez anos de história, a Alelo foi apontada em 2013 como a empresa líder no setor de benefícios pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) do Ministério do Trabalho e Emprego. No mesmo ano, lançou o Alelo Comer Bem é Tudo de Bom, um movimento que tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis no dia a dia dos trabalhadores brasileiros.

A Alelo conta, ainda, com a confiança de milhares de empresas-clientes e com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. Entre os produtos e serviços oferecidos pela empresa, estão Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal Alimentação, AleloCultura, Alelo Auto, Alelo Vale-Transporte, cartão para viagens internacionais MoneyCard VisaTravel Money e cartões pré-pagos Prepax.

Conheça mais sobre a Alelo em: www.alelo.com.br, www.facebook.com/AleloBrasil, www.twitter.com/alelobrasil.