Judoca curitibana é classificada para o Circuito Mundial de Judô

Com apenas 17 anos, judoca se prepara para as Olimpíadas de Tóquio

·
Atualizado há 9 anos

AnaCamargo_red
Ana Camargo. (Foto: Divulgação).

A paranaense Ana Camargo foi classificada para o Circuito Mundial de Judô, que acontece no próximo dia 16 de março e vai até o dia 23, em Bad Blankeburg, na Alemanha. A atleta garantiu a classificação após competição na Seletiva Nacional de Base, realizada no final do ano passado e que renova as seleções brasileiras de base Sub 18 e Sub 21. O campeonato inicia o processo de seleção dos atletas que representarão o Brasil nos eventos internacionais de cada classe durante o ano de 2016. . No dia 13 de março, a atleta se apresenta para a Concentração em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, onde permanece até o dia 16, mesma data em que embarca para a Alemanha.

No ano passado, Camargo conseguiu títulos estaduais, brasileiros e o quinto lugar no circuito mundial. Para a atleta, a meta agora é trazer uma medalha para o Brasil. “Coloquei como meta me classificar entre os quatro melhores da minha categoria na Seletiva Nacional, e consegui. Agora o objetivo é trazer uma medalha para o meu país”, declara.

As seleções de base já revelaram importantes atletas que hoje estão na seleção principal. Para Camargo, tudo é uma questão de oportunidade. “Tudo é oportunidade, crescimento pessoal e profissional. Além de eu ter o privilégio de um patrocínio, é gratificante saber que você está lá representando seu país”, acredita.

A atleta, patrocinada pela Mili, uma das maiores fabricantes brasileiras no segmento de higiene e limpeza, já foi cinco vezes campeã paranaense, participou de cinco seletivas estaduais, conquistou três ouros e uma prata no Sul-Brasileiro, foi duas vezes campeã dos jogos escolares e vice-campeã das Olimpíadas da Juventude Brasileira. Também é campeã brasileira Sub-15, Vice- campeã Brasileira Sub-18, 3.a Colocada no Brasileiro Sub 23, campeã Panamericana, e 5.a colocada no Circuito Mundial – Etapa I. Além disso, Ana acumula vários títulos, a exemplo da Copa Paraná, Jogos Abertos do Paraná e Paranaense por equipes e campeonatos em outros estados. Por dois anos consecutivos participou da Seleção Brasileira de Base Sub-18, e neste ano classificou-se novamente para a Seleção.

Superação

Ana Camargo se classificou para o Circuito Mundial em 2014, mas antes de embarcar para a Alemanha fraturou a perna. Mas a lesão não desanimou a atleta que, após a recuperação, voltou às competições e à rotina puxada em que alterna judô, escola e outros cursos desde os seis anos de idade.

“Treino todos os dias na Sociedade Morgenau. Dar conta dos estudos e dos treinos não é uma tarefa muito fácil, principalmente pelo fato de ser ano de vestibular. Até porque, além do judô, faço Treinamento Funcional, na LM Fitness, e JiuJitsu, na Gracie Barra Curitiba”, diz.

Assim como qualquer atleta de rendimento, sua meta são os Jogos Olímpicos. Por ainda ser nova, a mira são as Olimpíadas em Tóquio, justamente o berço do judô. “Sempre fui fã da judoca Mayra Aguiar, e ela foi uma das inspirações para que eu corresse atrás do meu sonho. Para isso tracei metas,sendo que algumas delas já foram alcançadas, como os títulos brasileiros, o Pan-Americano, e fazer parte da Seleção de Base. Agora quero mais”, afirma.