H1N1: Campanha de vacinação começa na próxima semana

Secretarias de Saúde do Paraná e Santa Catarina anteciparam a aplicação das primeiras doses em cinco dias

·
Atualizado há 9 anos

CapaXX-XXVacinaXXXXo
(Foto: Arquivo).

Para atender o grupo de risco, que compõe gestantes, idosos, pacientes com doenças crônicas e crianças com até 5 anos, as secretarias de Saúde do Paraná e Santa Catarina anteciparam em cinco dias a campanha de vacinação contra a Influenza A/H1N1.

A ideia é que o grupo tenha uma atenção ainda maior durante a campanha. Do lado de Porto União as comunidades do interior também serão atendidas entre os dias 27 e 29. O Dia D, tanto do lado catarinense quanto em União da Vitória, ainda acompanha o calendário nacional e será realizado no sábado, 30. “Parece pouco tempo, mas significa um grande efeito no final”, fala o secretário de Saúde de Porto União, Rogério Stasiak.

Ainda segundo ele as doses já foram entregues para a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e serão suficientes para todas as etapas da campanha. “Vamos conseguir atender a todos. E caso falte a Regional de Saúde está abastecida para que em 24 horas nós consigamos retomar com as aplicações”, comenta.

Santa Catarina recebeu cerca de 1.759.000 doses da vacina. A meta da SES é imunizar 80% das 1.739.814 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Haverá 1,7 mil unidades de saúde com salas de vacinação aptas a imunizar a população.

No Paraná ao todo 3 milhões de doses da vacina contra a gripe foram entregues. A meta do Estado é imunizar 2.923.535 pessoas.

O calendário em União da Vitória também já está concluído. As doses da vacina, conforme o secretário da pasta no município, Ricardo Dragoni, também serão suficientes para atender todos os grupos de imunização. Segundo ele, caso seja registrado um surto da gripe a Secretaria, assim como todas as unidades de Saúde, estão prontas para atender aos pacientes. “Iremos trabalhar com o que temos em mãos”, disse em entrevista ao O Comércio.

Casos

GrXXficoXH1N1X2Porto União ainda não registrou nenhum caso de Influenza A, já o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná indica que a cidade irmã, União da Vitória, registou dois casos da gripe neste ano. Os pacientes, conforme boletim divulgado pela Vigilância Sanitária, receberam tratamento e passam bem. Os exames foram realizados e confirmados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN) e divulgados no dia 6 deste mês.

Quem faz parte do grupo de risco?

Indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional são considerados grupos prioritários e receberão a vacina no sistema público de saúde.

Cuidados

Para evitar infecção ou a transmissão do vírus é recomendado lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool. Além de jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar. Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes. Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo. E, também, não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal.