O TEMPO VIROU: No Vale do Iguaçu mínima pode chegar aos 2°C

·
Atualizado há 9 anos

02Xgraus
(Foto: Arquivo).

Após temperaturas acima dos 30 graus em parte do mês de abril, os estados de Santa Catarina e Paraná devem registrar uma queda brusca nos termômetros a partir de hoje. De acordo com o Sistema de Meteorologia do Estado do Paraná (Simepar), hoje será registrado o “pico do frio”, já que uma frente fria e uma massa de ar polar influenciam o tempo, derrubando as temperaturas e trazendo a possibilidade de geada e até mesmo neve em algumas partes da região Sul do País, como é o caso das serras gaúchas e catarinenses. Contudo, no Vale do Iguaçu, os termômetros já registram a baixa nas temperaturas desde o início da semana. Hoje a previsão da mínima é de 2°C com risco de geada. Segundo o meteorologista do Simepar, Tarcízio Valentin da Costa, há possibilidade de geada, também, para esta sexta-feira. “Amanhã os termômetros podem registrar 4°C e uma geada”, refirma. “Já era para ter geado na cidade ontem, mas como o solo ainda estava úmido da chuva não se confirmou, mas nesta quinta e sexta pode ser confirmada essa previsão”, completa.

Ainda segundo o meteorologista o clima gelado até demorou para chegar na região. Isso se deve pelo bloqueio atmosférico que impedia a chegada da frente fria no Paraná. Essa situação permaneceu por aproximadamente 20 dias. “E essa massa de ar frio, desta semana, conseguiu passar pelo bloqueio e a partir de agora volta a ser o que seria normal, com temperaturas mais baixas”, explica. O Vale do Iguaçu, conforme Tarcício, é a primeira região do Estado a sentir o início das frentes frias, geadas e, até mesmo, neve.

Falando em neve, Santa Cataria pode registrar nesta quinta e sexta-feira a ocorrência do fenômeno durante a madrugada. Conforme os mapas meteorológicos da Epagri/Ciram caso não ocorra, nos próximos dias, deve prevalecer a geada nas manhãs.

Para o sábado, 30, e domingo, 1º, o tempo seco continua. Apesar da chuva do início da semana e a queda na temperatura, o sol volta a aparecer no Vale e os termômetros podem marcar 21ºC.

Para a semana que vem a onda de ar frio continua a avançar sobre a região Sul do Brasil ainda causando declínio bastante significativo das temperaturas em todas as regiões do estado do Paraná e Santa Catarina. Desde o início do dia o frio mais rigoroso será companhia, mesmo com a presença do sol.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que, em caso de ventos fortes, busque-se proteção em local abrigado, longe de placas, árvores e postes de energia. O coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski, também alerta para cuidados necessários com a queda na temperatura. “Para aquelas pessoas que possuem animais domésticos elas precisam abrigar esses animais, assim como as cidades que tem moradores de rua as prefeituras devem abrigar essas pessoas para que elas não sofram com o frio”, fala.

Em caso de emergência acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

 

Morte

Na manhã de ontem, em Cascavel, um homem foi encontrado morto em uma empresa, na Rua Jacarezinho. Ele estava sem roupas adequadas para o frio e com as calças abaixadas. Os termômetros marcaram 5°C durante a madrugada na cidade que fica na região Oeste do Paraná. Conforme o Samu, o frio pode ter sido a causa da morte, pois não havia sinais de agressão no corpo. Apenas exames no Instituto Médico Legal poderão confirmar as informações.