Fruticultores comercializam 10,2 mil kg de frutas na 20ª Kiwi Fest

·
Atualizado há 9 anos

Entre 28 de abril e 1º de maio, seis famílias de fruticultores comercializaram frutas na 20ª Kiwi Fest, em Mallet. Ao todo foram vendidos 10,2 mil quilos de frutas, sendo sete mil quilos de kiwi e 3.200 quilos de maçã, pêra e caqui.

“A expansão da fruticultura em nosso município é resultado de diversos investimentos realizados tanto em capacitação, por meio da realização de dias de campo e orientações técnicas, bem como na aquisição de mudas para doação aos agricultores familiares”, observa o prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida.

ENCONTRO DE FRUTICULTURA

O KiwiTec: Encontro Regional de Fruticultura, promovido pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, em parceria com a EMATER e SEAB, reuniu aproximadamente 170 agricultores, no dia 28 de maio. Com a presença de palestrantes de renome internacional, os fruticultores foram capacitados e receberam orientações sobre os cuidados necessários para manter o pomar saudável e incrementar a produção.

As palestras técnicas foram realizadas pela engenheira agrônoma da SEAB, Adriana Baumel; engenheiro agrônomo e PhD, Paulo de Souza, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e o engenheiro agrônomo e PhD, Samar da Silveira, da EMBRAPA. Além das palestras foram realizadas baterias técnicas em pomares de uva e kiwi.

CAPITAL ESTADUAL DO KIWI

Em setembro de 2015, Mallet recebeu o título de Capital Estadual do Kiwi, por meio da  lei 18.560. Atualmente, o município tem 28 produtores de kiwi, com área cultivada de 32 hectares e expectativa de safra de 180 toneladas.

Em 2013 foram distribuídas 620 mudas de kiwi por meio do Programa de Incentivo à Fruticultura da Prefeitura de Mallet. Em 2014, foram 1.900 mudas distribuídas.

MELHOR VINHO E FRUTA

Durante a Kiwi Fest, na tarde de domingo houve a premiação das melhores frutas e vinhos de kiwi. “Esta premiação é uma forma de reconhecimento pelo trabalho e investimentos dos produtores rurais na cultura do kiwi”, diz o prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida.

Na variedade Bruno, a primeira colocação ficou com a família Scheliga. A família Popowicz ficou com o segundo lugar e a Drewnowski com o terceiro.

Na categoria Monty, a família Drewnowski ficou em primeiro lugar. A segunda colocação foi da família Scheliga, seguida pela família Kovalczyk, em terceiro lugar. Na categoria Kiwi Amarelo, apenas a família Scheliga concorreu, ficando com o primeiro lugar.

Na categoria Vinho, a família Drewnowski foi a campeã. A família Diduch ficou em segundo lugar e a família Lachman em terceiro.

COMÉRCIO

Os frutos produzidos no município são comercializados no mercado local e também em outros municípios e estados. Em Mallet, no Chalé do Produtor, situado no principal trevo de acesso ao município na BR-153, podem ser encontrados os produtos feitos com kiwi, a exemplo de geleias, compotas e vinhos.

Fotos: Assessoria