Homenagear os profissionais ferroviários e resgatar momentos históricos importantes para o Estado do Paraná. Esse é o objetivo do projeto Aprendiz Ferroviário, que começa a funcionar no próximo dia 11 de junho, na cidade de Cuiritiba. O novo roteiro turístico da capital paranaense tem duas horas e meia de duração, aliando história, cultura e lazer.
Idealizado pelo historiador Márcio Assad, em parceria com o grupo Borges da Silveira e com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – Regional Paraná (ABPF-PR), o Aprendiz Ferroviário traz uma proposta diferenciada, na qual crianças e adultos vivenciam o dia a dia de uma ferrovia nos padrões e normas operacionais da RVPSC – Rede Viação Paraná/Santa Catarina, em pleno funcionamento.
O passeio é guiado e as informações são leves e recheadas de curiosidades. No complexo ferroviário o visitante participará de uma sessão no “Cine Vagão”, visitará o espaço expositivo e conhecerá o acervo podendo desfrutar da experiência de conduzir ou ser conduzido por um dos veículos mais rudimentares da história das ferrovias o trole ou velocípede, que era utilizado para inspeção de linha desde os primórdios da atividade ferroviária.
Além de todas essas atividades, os visitantes realizaram ainda um pequeno passeio com a locomotiva “francesinha”, do final dos anos 1950, que traciona um vagão de madeira, construído na capital da década de 1930. O projeto Aprendiz Ferroviário é uma ótima opção de passeio para famílias, escolas e turistas que vistam a capital.
O Aprendiz Ferroviário está localizado no Antigo depósito de locomotivas (Rua Mariano Torres, 1115). O passeio funcionará a partir do dia 11 de junho, duas vezes na semana: nas quartas-feiras e aos sábados, sempre com horários nos períodos da manhã e da tarde. Mais Informações e agendamento pelo telefone (41) 9986-1011 ou pelo e-mail ferroviarioaprendiz@gmail.com.