O governador Beto Richa autorizou a abertura de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação temporária de 1.201 profissionais que vão atuar nas unidades do sistema prisional em todo o Paraná. O salário é de R$ 2.330,57 e a seleção é válida por um ano, podendo ser prorrogada por igual período.
Com jornada de trabalho de 40 horas semanais, o regime de plantão dos profissionais é de 12 horas x 36 horas, com duas folgas mensais. Os agentes de cadeia pública são responsáveis, principalmente, por orientar, vigiar, fiscalizar, revistar e conduzir os detentos no âmbito da unidade penal e cadeias públicas, apreendendo objetos suspeitos ou não permitidos.
São 1.025 vagas para homens e 176 para mulheres, sendo um total de 248 vagas disponíveis para a região de Curitiba e as demais para regiões do interior do Estado, conforme segue: 132 para Ponta Grossa; 56 para Guarapuava; 204 para Londrina; 80 para Cornélio Procópio; 147 para Maringá; 124 para Umuarama; 174 para Cascavel e 36 para Francisco Beltrão. A escolaridade mínima exigida é ensino médio completo.
INSCRIÇÕES – As inscrições podem ser feitas entre os dias 29 de junho e 5 de julho, diretamente no site da Segurança Pública (www.seguranca.pr.gov.br). Não há taxa de inscrição. A partir do dia 6 de julho será publicada a classificação provisória e, após o prazo legal para apresentação de recursos, a classificação final sairá no dia 12 de julho. A previsão de início dos trabalhos dos profissionais que forem convocados é dia 21 de julho.
SELEÇÃO – A autorização para o PSS foi publicada em Diário Oficial de nº 9717, nesta segunda-feira (13). O PSS consistirá em prova de títulos referentes à escolaridade, aperfeiçoamento profissional e tempo de serviço na área de segurança de unidade penal, segurança de unidade policial civil com carceragem ou em atendimento a adolescentes em privação e restrição de liberdade em unidade socioeducativa.