Inverno começou ontem e não deve ser tão gelado quanto sua “prévia”

Meteorologia aponta para uma estação com chuvas também em menor volume na comparação com 2015

·
Atualizado há 8 anos

InvernoX-X01
Horas antes de o inverno começar, tempo “quentinho”: 13ºC no centro do Vale do Iguaçu

Há alguns dias, quem mora na região do Vale do Iguaçu rezava para que o inverno terminasse antes de começar. Afinal, por uma semana, sem interrupção, os dias amanheceram gelados, cobertos pela geada. Fez tanto frio que muitos já estavam até se acostumando com as temperaturas abaixo dos dois dígitos.

O inverno “oficial”, contudo, começou ontem à noite (precisamente às 19h36). Conforme os meteorologistas, a estação será fria, como bem mostrou a “prévia”. Na comparação com 2015 será mais gelada mesmo e menos chuvosa (embora níveis acima da média estejam previstos para o início da estação). Ano passado choveu mais e quase não fez frio.

Mas, o inverno começa mansinho, com temperaturas amenas, considerando as últimas referências de frio. Para hoje, por exemplo, máxima e mínimas ficam bem próximas. Mas, conforme o Simepar, o inverno deste ano será mais rigoroso em comparação aos últimos anos, com temperaturas e com um comportamento mais próximo aos valores históricos.

InvernoX02
Para aguentar o tempo frio, muita roupa e mãos nos bolsos

O Ciram, de Santa Catarina, confirma as informações do Simepar. Em seu portal, destaca que este mês será o menos chuvoso da estação. Alerta, por outro lado, que os poucos episódios de chuva podem alcançar o total esperado.

Em relação à temperatura, a previsão é de inverno com frio típico, com valores próximos à média climatológica, no trimestre. Mesmo no inverno, podem ocorrer veranicos, porém, o mais comum são as atuações de massas de ar frio de origem polar. “Devem ser frequentes e mais intensas, típicas do Sul do Brasil”, alerta o órgão.

As 4 estações

No Brasil, elas são assinaladas oficialmente nos dias dos solstícios e nos dias dos equinócios. Como o País está (quase totalmente) no hemisfério sul, a primavera inicia-se em setembro, o verão em dezembro, o outono em março e o inverno em junho.

Entretanto, de acordo com o Simepar, as quatro estações propriamente ditas só existem de fato na Região Sul, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e nas regiões serranas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, que ocupam pouco mais de 15% do território.

Na Amazônia não há variação significativa de temperatura e pluviosidade durante o ano todo, por isso, na prática, não há estações do ano. Nas demais regiões, existem apenas duas estações: a estação chuvosa e a estação seca.