A Paróquia São Pedro e São Paulo em Porto União já está em ritmo de festa dos padroeiros desde a quinta-feira, 30. Mas, hoje, logo mais às 19h30 a fogueira menor dá o ponta pé inicial à tradicional Festa da Fogueira. A queima é a primeira em comemoração as festividades dos padroeiros São Pedro e São Paulo, que emprestam o nome à paróquia da comunidade e são os principais homenageados das comemorações.
“A fogueira representa, primeiramente, o próprio Jesus Cristo, a luz do alto que vem nos visitar. Cristo a luz do mundo”, explica o pároco Fábio Faria.
Ainda segundo Fábio, num primeiro momento, a Festa da Fogueira é uma reunião com Deus, de fé e união. “Um encontro com o Deus vivo e verdadeiro. Por isso o encontro de confraternização entre as pessoas, famílias e comunidades da nossa região”, completa.
A festa de hoje começa às 15 horas. Logo depois, às 18h30, será celebrada a missa aos padroeiros. Às 19h30 acendimento da fogueira menor e às 19h45 tem início o bingo com premiação em dinheiro. Ainda hoje será realizada a novena, só que um pouco antes com relação aos outros dias. Neste sábado haverá celebração da novena do Santuário da Vida, com bênção da fogueira menor a partir das 18h30.
Na próxima semana será acesa a fogueira maior. “O grande garoto propaganda da festa é a própria fogueira que começa a marcar a paisagem nos chamando a atenção para algo importante que vai acontecer”, explica Fábio.
O evento está em sua 81ª edição e em todos esses anos contou com a ajuda voluntária dos fiéis que acompanham a paróquia para que tudo ficasse perfeito. Para levantar as duas fogueiras, por exemplo, o trabalho é de doação por parte da comunidade. A fogueira maior é a que leva mais tempo, já a fogueirinha fica pronta em uma tarde. Para levantar as fogueiras os voluntários trabalharam durante os finais de semana e, ainda, durante os dias de celebração também trabalham nas barraquinhas de comida e bebida que ficam dispostas no salão paroquial.
O acendimento da fogueira maior está marcado para o próximo sábado, 9, e é uma sequência de comemorações que duram três semanas na Paróquia do São Pedro, desde novenas ao acendimento das fogueiras que são divididos em dois finais de semana.
Na edição passada circularam pela festa, em todos os dias, cerca de 20 mil pessoas. A expectativa para este ano é reunir ainda mais visitantes, já que a rua em frente à Paróquia também vira palco de atrações com barraquinhas de comida, em uma espécie de praça de alimentação, e barraquinhas com brincadeiras para crianças além das vendas de bolsas, bijuterias e outros souvenirs.
Serviço
Onde? Na Paróquia São Pedro e São Paulo, no Bairro São Pedro, Rua Luiz Mello, 250.
Quando? Hoje, a partir das 15 horas, com acendimento às 19h30.
Outras informações na página do evento: facebook.com/fogueirasaopedro.
Marque na agenda
Novenas a partir das 19 horas
2 de julho: Santuário da vida; celebração com bênção da fogueira menor (a novena começa às 18h30).
3 de julho: Cuidado da casa comum; celebração com bênção da água.
4 de julho: Mãe da unidade; celebração com bênção das capelinhas.
5 de julho: Pelo espírito; celebração com bênção da saúde e unção dos enfermos.
6 de julho: Com Maria, em oração; confecção do jardim para nossa senhora.
7 de julho: Abraçados pelo amor; celebração com renovação das promessas batismais.
8 de julho: Guardiões da fé, procissão luminosa com saída do quartel da Polícia Militar e benção das velas.
Festa da Fogueira
9 de julho
15h: Início da festa.
19h: Cerimonial com oração e benção da fogueira maior.
19h30: Acendimento da fogueira maior.
19h45: Início do bingo com premiação em dinheiro.
A Festa continua
10 de julho
6h: Alvorada festiva.
7h: Reserva de churrasco.
10h: Santa Missa festiva animada pelo coral das comunidades.
12h: Almoço com churrasco, frango assado, risoto e saladas.
14h: Início da tarde dançante com o grupo Brilho da Lua, do bingo e da roleta.