Férias é sinônimo de DESCANSO

Pais que deixam os filhos ainda mais atarefados podem estar acelerando o pequeno, comprometendo seu sossego

·
Atualizado há 8 anos

IMG_3443É chegado o tempo de descansar, isso mesmo, descansar. Os meses de junho e julho são sagrados para quem trabalha na Educação, tanto para professores quanto para os alunos, em especial, quando esses alunos são crianças. Nem sempre é uma boa ideia encher o pequeno de atividades num momento que é preciso desacelerar.

É bem comum a conversa de que o período de férias escolares das crianças torna-se um período de mais trabalho para os pais. Não é raro encontrar pais que acabam preenchendo os dias de férias infantis com atividades que possam manter as crianças ocupadas tanto quanto em época de aula.

Para a psicóloga Daniele Jasnievski, é nesse período em que crianças que moram em áreas urbanas são sobrecarregadas para “manter a mente ligada”. Surgem inúmeras opções de cursos de férias ou a manutenção da criança no inglês, na informática, na dança ou na escolinha de futebol. Mais frequente ainda são crianças que ficam em “cárcere privado” em frente à TV, videogame ou de tablet, dos smartphones e computadores. Dessa forma os pais, segundo a psicóloga, pensam que podem ficar tranquilos porque “alguém” está mantendo as crianças ocupadas. Contudo, essa avalanche de compromissos pode resultar em uma criança estressada e inquieta. “Comportamentos como irritabilidade, falta de atenção e concentração, esquecimentos frequentes, queixas constantes de dores de cabeça, dificuldades para dormir ou sono em excesso, são apenas alguns dos sintomas que devem ser motivo de preocupação dos pais, caso a criança tenha um estilo de vida muito ativo”, alerta.

Sem contar, ainda, que todo excesso de estimulação no pensamento impede o desenvolvimento saudável da inteligência, afirma Daniele. “A criança não aprende a refletir antes de agir, não consegue organizar suas ideias e, pior, com a vida sempre ocupada, acaba por não aprender a ter empatia com outras pessoas. Vivem em suas rotinas de correrias e em seus mundinhos nas telas e não desenvolvem relações saudáveis com elas mesmas, com os pais e com o resto da sociedade”, reforça.

IMG_3448Ainda segundo a profissional o ideal é que os pais permitam aos filhos a vivência do descanso da rotina frenética e curtam o momento juntos. “O tempo livre para as crianças é a oportunidade de exercerem sua criatividade de maneira espontânea, sem a imposição de atividades pré-estabelecidas. A criança precisa aprender desde cedo que a vida é feita de fases e que uma das fases que compõem o nosso ano é o período de férias, relaxamento, descanso e recarregar as energias. Mas, é de extrema importância que os pais também vivenciem este período para que transmitam esse ensinamento aos filhos através do exemplo. É saudável para todo o sistema familiar, que a família tire um tempo para as atividades de lazer e recreação”, incentiva.

Mas, também, é preciso saber dosar. Isso porque descanso não quer dizer inércia. Conforme a profissional são importantes brincadeiras, ir ao parquinho, ter contato com a natureza, mas nada de agendas. “O ideal é que nas férias as crianças não façam nada. Nada de agenda marcada, nada de horários para cumprir, nada de excesso de informações e estímulos dos aparelhos eletrônicos, nada do “ter o que fazer”. Criança precisa das árvores, do riozinho, do andar descalça na grama, ralar o joelho, dormir à noite e não pela manhã! Criança precisa da natureza, brincar lá fora, atividade física. Criança saudável precisa brincar e jogar com outras crianças. Criança feliz, precisa de férias, e férias escolares é para brincar. Férias é para desligar”, argumenta.

IMG_3451E quem quiser curtir esse tempo mais próximo da natureza, na próxima quarta-feira, 20, tem colônia de férias Hogwarts no Sítio Bamboo. Na próxima semana será a vez das crianças de 8 a 11 anos. Essa é a primeira vez que o espaço organiza uma colônia de férias, e olha que parece que já tem bastante adeptos. Segundo os organizadores já são 25 crianças confirmadas. “Nosso salão fica num sitio, como a previsão é de chuva organizamos tudo dentro de nosso salão, caso o dia esteja bonito, poderemos fazer as brincadeiras ao ar livre”, conta. “Queríamos trazer um evento diferente, como trabalhamos com locação para festas infantis. Surgiu a ideia de fazermos esta colônia de férias, pois não tinha na região, e escolhemos um tema para tornar a tarde um momento marcante, divertido, uma experiência diferente para as crianças.”
As atividades seguem até às 18 horas e o tema é “Harry Potter”. “Vamos ter recriadores fantasiados de personagens, faremos jogos de adivinhação, um tipo diferente de quadribol”, conta.

Para entrar na brincadeira é preciso desembolsar R$ 65, garantia de diversão e, também, do lanche. Os ingressos são vendidos somente antecipados na Confeitaria Camafeus e na Sweet Presentes.

Também tem as opções de culinária. A criançada que gosta se fazer “arte” na cozinha e, os pais, de acompanhar, podem curtir uma tarde com Naiana Wiesniewski Iwanko. Outras informações na página na internet da própria nutricionista que organiza os encontros Pais e Filhos Gourmet.