A saborosa bebida que não falta na mesa dos brasileiros foi tema de discussão hoje, na cidade vizinha de Paula Freitas. O leite ganhou destaque em termos de produção, qualidade, genética de bovino leiteiro, mercado de leite, linhas de crédito, eficiência na produção leiteira, entre outros assuntos relacionados que foram muito bem embasados por profissionais da área. O público alvo do evento foram os produtores de leite da região. Cerca de 250 pessoas ocuparam as cadeiras do Centro Comunitário da Terra das Melancias.
Organizado pela LBR – Lácteos Brasil S.A., unidade de União da Vitória, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) com representatividade das cidades que integram a Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), prefeitura de Paula Freitas e secretárias de Agricultura, em parceria com o Território Vale do Iguaçu, Pró Rural cidadania e renda do campo, Sicredi, Clac e Super Agro, o evento esteve focado na eficiência da produção leiteira e a ideia de trazer novos conhecimentos e novas tecnologias voltadas na cadeia leiteira.
De acordo com o Supervisor de Captação da LBR – Lácteos Brasil, Marcos Adriano Maltauro, unidade de União da Vitória, hoje existe grande dificuldade de se levar para o produtor a informação que realmente precisa melhorar a qualidade da produção leiteira para se obter maior qualidade na prateleira ao consumidor. Isso significa tempos rentáveis e maior lucro repassado ao produtor.
Ao proferir a abertura do evento, Marcos enalteceu a presença de todos e explicou que a LBR é a maior companhia privada de produtos lácteos do Brasil. A Companhia foi criada em 2010, fruto da união das empresas Bom Gosto e LeitBom. Atualmente a LBR possui Unidades Produtivas espalhadas pelo Brasil, com capacidade de produzir mais de dois bilhões de litros de leite por ano, além de contar com cerca de cinco mil colaboradores e uma cadeia de 56 mil produtores de leite.
Marcas
Marcas conceituadas no mercado nacional fazem parte da LBR, entre elas Parmalat, Poços de Caldas e Boa Nata, São Gabriel, Ibituruna, que levam qualidade, segurança e sabor à mesa dos consumidores de todo o Brasil. Igualmente integram a LBR as suas marcas regionais, em que se destacam Bom Gosto, Líder e LeitBom.
Desafios
Os desafios da LBR são muitos, entre eles o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva do leite, gerando as condições necessárias que permitam que o Brasil tenha um papel de destaque no mercado internacional.
Situação climática
O secretário de Agricultura de União da Vitória, Marco Antônio Coradin, prestigiou o evento. O secretário, após conversa com o Supervisor de Captação, avaliou que o momento não é um dos mais favoráveis para a produção leiteira em virtude da situação climática que assola o Estado. A falta de chuva dos últimos dias gerou queda na produção em torno de sete mil litros/dia. “O produtor é visto como um herói, pois diante das dificuldades consegue manter a produção”.
Lugar sede
O prefeito de Paula Freitas, Paulo Henrique de Matos Almeida, confirma satisfação em sediar o evento. A LBR já realizou eventos no Paraná, porém sobre a produção leiteira foi o primeiro encontro na região.
Bituruna
O engenheiro agrônomo da Emater de Bituruna, Marcos Locatelli, compartilhou experiências com os produtores rurais. Disse que o município produz 18 mil litros de leite/dia. “Uma produção expressiva, que pode aumentar, e muito, é na área da colônia e assentamentos. Em Bituruna, hoje os assentamentos contribuem com quase a metade da produção do município”. A cidade conta hoje com 200 famílias neste ramo de atuação.
Programação
O evento teve início às 8h30 com um delicioso café da manhã. Durante todo o dia as palestras que seguiram com seguintes assuntos foram: IN62/Qualidade do Leite com o palestrante Luciano Silva (HYPRED), Produção de Leite à Pasto com o palestrante Roque Kirchner (Emater), Meio Ambiente / Código Florestal com o palestrante Ricardo Bonin (Engegreen), Genética de Bovino Leiteiro com o palestrante Alexandre Weber (CRV Lagoa), Mercado de Leite com o palestrante Rafael Junqueira (LBR), Linhas de Crédito com o palestrante Henrique e Paulo (Sicredi), Eficiência na Produção Leiteira como palestrante José de Freitas (Produtor da Cabanha Irmãos Freitas). O encerramento do evento acontece por volta das 17h de hoje.