FESTA DA COSTELA: 9ª tem lançamento com degustação e concurso de culinária

Pizza de costela ganhou a noite. Vencedor irá servir o prato na Festa em setembro

·
Atualizado há 8 anos

IMG_4376
(Foto: Bruna Kobus).

Em meio a um episódio da “batalha dos chefes”, foi realizado o lançamento oficial da Festa Nacional da Costela. O palco do encontro foi o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira da Amizade, em União da Vitória. Espaço que também fará parte da nona edição do evento em setembro.

Durante a noite de quinta-feira, 4, também teve uma leve degustação do que será servido durante os cinco dias de festa. Começou com a costela, tradicional e prato principal, e depois seguiu com o Concurso de Culinária, uma novidade desta edição.

Na disputa quatro chefes, todos do Vale do Iguaçu, e sete jurados. O pedido era para que eles trouxessem um prato à base de costela, é claro. O primeiro prato foi um ragu de costela, prato chefe do Portal das Palmeiras desde maio deste ano.

O segundo foi o hambúrguer de costela produzido pelo pessoal da Dibs Hamburgueria. Logo em seguida foi servida a pizza de costela, assinada pela Big Pizza e por fim o Pão Recheado, que ficou por conta da equipe do Hotel 10.

Mas, numa mistura italiana com recheio bem sulista, quem levou a melhor da noite foi a pizza. Rodrigo Gaydeczka, o pizzaiolo, é da cidade, nutricionista formado, já cuidou de restaurante industrial, mas decidiu há alguns anos largar tudo e montar a Big Pizza. A empresa dele só trabalha em eventos e é a única barraquinha da Praça de Alimentação da Festa da Costela deste ano, já que os outros espaços estão reservados somente para food trucks. “Independente de qual fosse o resultado, eu já tinha meu espaço aqui na Festa e a pizza de costela seria servida”, brinca. “Estou muito satisfeito com o prêmio, consegui misturar um prato italiano, que é a pizza, e juntar com a cultura do Sul, bem gaúcho. Acho que agradou”, brinca.

Rodrigo ganhou como prêmio um espaço na Festa para comercializar seu produto.

Durante a noite os assadores do CTG também prepararam a costela típica de chão para dar uma “palinha” daquilo que será servido em setembro. Diferente da noite do lançamento, que poucos quilos foram preparados, no próximo mês serão 7.5 mil quilos de carne. Conforme o patrão do CTG, Jorge dos Santos, já foram comprados 6 mil quilos da carne e os outros 1.5 mil estão reservados. “Queremos vender tudo até o final do domingo (último dia da festa)”, fala.

A costelada será servida logo após o desfile de 7 de Setembro que dá início oficial à festa. “Queremos atender a todos da melhor maneira possível, com a nossa tradicional costela de chão e fandangos queremos mostrar os valores na nossa terra”, sorri.

Elmir Metelski, da 4Play Eventos, que também assina a organização da Festa, se diz confiante com a realização e espera que todas as metas sejam alcançadas. “Esperamos receber cerca de 80 mil pessoas nos cinco dias”, comenta.

Nesta edição, assim como na anterior, serão 5 mil metros quadrados de área coberta, com pavilhão e tudo que tem direito. O que muda, mesmo, é a praça de alimentação e os banheiros.

Na área da “comilança” serão 15 espaços, apenas um para barraquinha que é do ganhador do Concurso de Culinária que já estava confirmado, e o restante será tomado por food trucks, bem ao estilo do festival que aconteceu aqui em União no mês passado. Muito caminhão equipado com a estrutura de cozinha já é conhecido, mas tem cardápio novo. “Desde comida chinesa, hambúrgueres artesanais e gourmets, até pratos mexicanos, paletas, churros e sobremesas francesas”, conta Metelski.

Os trucks são de Curitiba, Guarapuava, Joinville, Ponta Grossa e União da Vitória. É o caso do Shawarma, que serve sanduíche árabe. Também terá espaço o grupo Grünenwald com a preparação do bratwurst, prato tradicional alemão que já caiu no gosto de quem mora no Vale do Iguaçu, além do X-Costela, Kit Costela com acompanhamentos, que pode ser servido para até 30 pessoas, e o almoço por quilo dentro do barracão do Fronteira da Amizade. O barracão também será palco de apresentações tradicionalistas.

A praça de alimentação se estende para a área de shows. O que não acontecia até a edição passada.

O número de banheiros também vai aumentar. No ano passado eram 65 para atender todo o público, neste ano, serão cem. Toda a estrutura começa a ser montada na primeira semana de setembro.

Já na área de exposições serão 55 stands. Tem empresas de toda a região, mas, segundo a Associação Comercial de União da Vitória, que também assina a organização do evento, a procura maior é por empresários locais.

Agende-se

Onde: CTG Fronteira na Amizade, que fica na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto.

Quando: Dos dias 7 a 11 de setembro.

Entrada no espaço é franca.

Para acompanhar a programação completa do evento acesse o site festanacionaldacostela.com.br ou a página facebook.com/festanacionaldacostela.

Quem assina a organização é a Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (Aceuv) e o CTG, com o apoio da prefeitura de União da Vitória.