As bolas vermelhas na pele de alguns atletas que participam das Olimpíadas no Rio, chamaram a atenção de muita gente. Ganhou mais evidência, especialmente, os círculos que apareceram nas costas e braços do nadador Michael Phelps. Todo esse desenho tem explicação, aliás, bastante saudável e comum entre os atletas de alta performance. As marcas indicam que naquela pele ocorreu o tratamento conhecido como ventosaterapia. O método, embora popular neste momento, é muito antigo, na verdade, milenar.
No Vale do Iguaçu, o fisioterapeuta Marcos Tadeu Grzelczak trabalha com o modelo. À reportagem de O Comércio, ele explicou mais sobre a técnica. “Na filosofia oriental ela é usada para tratar doenças que são causadas por estagnação de energia vital. Desta forma a ventosaterapia pode ser usada em pessoas de diversas idades”, explica. “O que o profissional deve levar em consideração é o tempo e a pressão usada e a característica da pele do indivíduo”, ressalta. A pele menos hidratada dos idosos, por exemplo, pode sofrer com a técnica quando ela não é indicada.
Sob a ótica oriental, a ventosaterapia é eficaz em pacientes com dor no “trajeto do meridiano”. Já na ocidental, em quem apresenta dores nos músculos. A técnica pode ser usada para favorecer a circulação sanguínea local, liberando pontos de tensão ou nodulações conhecidas como “pontos gatilho”.
Embora o tratamento seja interessante, conforme o fisioterapeuta, não há relação entre o número de sessões e os resultados. “Pode-se em uma única sessão encontrá-los”, confirma. E se pensar no bolso, vale a pena. Uma sessão de acupuntura, onde se utiliza a ventosa, custa entre R$ 50 e R$ 80. “Muitos pacientes preferem o tratamento a tomar analgésicos e anti-inflamatórios”, comenta Marcos Tadeu.
Benefícios
Atletas como Phelps dizem que recorrem à técnica para reduzir dores e ajudar na recuperação mais rápida da fadiga provocada pelos treinos e das competições. De fato, tudo isso acontece mesmo. “Segundo a medicina oriental, se eu libero a estagnação do canal (meridiano), todos os sintomas que estão relacionados ao meridiano, melhoram”, simplifica o fisioterapeuta.
Manchas vermelhas
Elas aparecem por conta da pressão da sucção da pele. A diferença entre a pressão interior e exterior acaba por gerar uma força, estimulando o fluxo sanguíneo e deixando os círculos vermelhos, que desaparecem entre três e quatro dias.
As manchas – as equimoses – não são bem vistas pelos pacientes. Já os atletas, que precisam de recuperação rápida, costumam não ligar muito para a aparência. Phelps, de novo, integra essa lista.
As manchas são comuns, mas não necessariamente fundamentais para se ter resultados.