Apesar do frio desta quarta-feira, 7, mais de 25 mil pessoas, conforme a Polícia Militar, acompanharam o Desfile da Independência no Vale do Iguaçu. Cerca de 70 delegações passaram pela Rua Matos Costa, em Porto União. Aliás, neste ano, a organização de Desfile de 7 de Setembro ficou por conta da Administração do município. No próximo ano essa responsabilidade ultrapassa os trilhos, mais uma vez.
O desfile teve início às 9 horas e seguiu até às 13h30. O ponto alto foi a passagem dos militares. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Exército colocaram seus soldados na rua para marchar em homenagem à Independência. Escolas, instituições de ensino superior e outros setores das administrações públicas também participara do desfile.
Como em todos os anos o público aplaudiu cada delegação que passou em frente ao palanque e para se acomodar não foi difícil encontrar cadeiras e banquinhos. Além dos “kits” de chimarrão para espantar o frio.
Confira um dos momentos mais aguardados do desfile, a passagem do exército
Almoço da independência
O CTG Fronteira da Amizade foi a última delegação a desfilar e levou boa parte do público para o Barracão principal, que fica na Avenida Bento Munhoz, no Bairro São Bernardo. Por lá o Almoço da Independência deu início a nona edição da Festa Nacional da Costela. Na programação shows nacionais, apresentações artísticas e culturais e muita comida, além do prato principal, serão servidos até este domingo, 11.
Ainda na avenida, neste ano, os cavalos do CTG não participaram do desfile.
Fotos: Bruna Kobus/Jornal O Comércio