Em parceria com o Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, a Uniguaçu realizou na quarta-feira, 14, uma Confraternização Esportiva e das Ciências Agrárias, para 234 alunos de Casas Familiares Rurais (CFRs) da região. As atividades aconteceram durante manhã e tarde.
Participaram alunos de ensino médio dos munícios de Bituruna, Cruz Machado, Paulo Frontin, São Mateus e União da Vitória. O evento teve como objetivo oferecer aos estudantes, um dia de integração e lazer. “A iniciativa surgiu do NRE de União da Vitória, que por meio da Uniguaçu, quis oferecer aos alunos das CFRs atividades diferentes, sobretudo, o esporte, considerando que as escolas no interior, não possuem nem quadra para a sua prática, muitas vezes”, conta o professor Marcos Joaquim Vieira, coordenador pedagógico da faculdade.
Após o lanche de recepção, o período da manhã, coordenado pelo curso de Educação Física, proporcionou a prática de várias modalidades esportivas. A programação foi composta por Zumba, Vôlei Cego, Parede de Escalada, Slackline, Basquete-21 e tênis de mesa. Segundo a professora Rosicler Duarte Barbosa, coordenadora do curso de Educação Física, as atividades programadas tiveram o intuito de fazer a interação entre as cinco casas familiares rurais e o objetivo foi alcançado. “A participação deles foi muito efetiva e superou as expectativas, porque a gente acreditava que eles não participassem tanto, porque ainda não nos conheciam, mas chegaram aqui e se sentiram em casa e participaram de todas as atividades propostas. Isso foi muito gratificante”, comenta a coordenadora de Educação Física.
Depois do almoço, os estudantes passaram para a segunda parte da programação, que se destinou à visita técnica aos cursos de interesse, Agronomia e Medicina Veterinária. Em quatro grupos, eles conheceram o Centro Agronômico Uniguaçu, no qual puderam visitar a estufa, onde são cultivadas plantas, legumes e hortaliças, além do laboratório de Entomologia que é usado para estudar as doenças das plantas. Os alunos também visitaram o Hospital Veterinário de Grande e Pequeno Porte.
Segundo o coordenador pedagógico, um dos pontos chaves da confraternização foi a integração entre as escolas. “Além de realizar várias atividades que não fazem parte da sua rotina, os alunos puderam se conhecer e, realmente, confraternizar. Foi um belo encontro dos estudantes conosco e NRE de União da Vitória que, via faculdade, proporcional esse momento”, comenta.
Para os colégios que querem visitar a instituição ou preparar uma atividade diferente aos seus alunos usando a estrutura da faculdade, basta entrar em contato com a coordenação pedagógica, para programação de atividades e agendamento de data.