A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Porto União deu início na semana passada à campanha Vote Consciente. A campanha foi lançada agosto em Santa Catarina. A ideia surgiu depois que o grupo RBS contratou uma pesquisa do Instituto Mapa para saber os interesses dos catarinenses por política. O resultado não foi tão positivo. Nele 36% dos catarinenses não se interessam por política e 30% não lembram mais em quem votaram.
Nesse cenário, um tanto estarrecedor, o Grupo junto da OAB decidiu unir forças e encabeçar a campanha para dar uma “chacoalhada” no eleitorado catarinense. A ideia é mobilizar a sociedade em favor do voto consciente, procurando levar o eleitor a compreender a importância do voto e da escolha fundamentada do seu candidato. Para a presidente da OAB de Porto União, Danielle Masnik, muito embora o voto seja o instrumento fundamental para a construção do futuro, seja a nível nacional, estadual ou municipal, é importante ressaltar a estrutura municipal. Já que as pessoas estão mais próximas e é nela que mais procuram a solução para problemas que as afetam diretamente. “Essa proximidade dos cidadãos com o Executivo e Legislativo municipal tem que servir, não só para essa busca de melhorias para a comunidade, mas, também para melhor participar do processo eleitoral e durante o exercício do mandato dos eleitos, fiscalizando-os e cobrando a execução das promessas de campanha”, afirma.
Por aqui as ações principais da campanha são voltadas com palestras nas escolas para pais e alunos organizadas pela Comissão “OAB vai à Escola” composta por Priscila Olbertz, Maicon Lazier Reichel, Tieme Cristina Oschima, Pryscila Carla Alves e Luis Ernani da Silva Filho.
Essas palestras começaram na semana passada no Colégio Balduíno Cardoso e no Colégio de Santa Cruz. Nesta quinta à noite, às 19h30, no Antônio Gonzaga e sexta, às 10h30, no Cid Gonzaga. Ainda conforme a presidente haverá mais palestras em escolas de Matos Costa e Irineópolis que fazem parte da Comarca, contudo ainda faltam agendar horários com os diretores.
“Dentro das escolas acontece a formação do conhecimento, portanto, sendo o local oportuno para levar os jovens a refletir, a formar consciência a respeito do papel do voto e da influência da sua escolha no futuro de sua comunidade”, argumenta. “É clichê dizer que as crianças e os jovens são o futuro, mas essa é a verdade, precisamos investir neles para que tenhamos uma nova geração mais preparada do que a nossa”, completa Danielle.
Outro modelo da campanha é com a publicação de artigos, divulgação do canal de denúncias de Caixa 2 pelo site contraocaixa2.oab.org.br. E, também, com a Comissão da Moralidade Pública, que atua com o recebimento e encaminhamento de denúncias com relação a irregularidades durante a campanha eleitoral.
Para quem quiser a OAB de Porto União também disponibilizou o telefone (42) 3522-5468 caso queiram receber as palestras em outras escolas públicas ou privadas e, ainda, para a comunidade seja em igrejas ou associações de moradores.