FESTIVAL GASTRONÔMICO: Evento vai servir identidade local em prato promocional

Festival é organizado pela Atema e acontece entre os dias 5 e 15 de novembro

·
Atualizado há 8 anos

Criar nas Cidades Irmãs um RG degustativo. Este é o objetivo que os integrantes da Associação de Turismo e Meio Ambiente (Atema) tiveram em mente ao pensar a primeira edição do Festival Gastronômico. O evento, que acontece entre os dias 5 e 15 de novembro, instiga a colocação no menu, preparado especialmente para esta curta temporada, de ingredientes tipicamente da terrinha. Alguns estabelecimentos já vêm fazendo isso, por exemplo, quando oferecerem no cardápio lanches ou refeições à base de costela ou xixo, iguarias locais que até batizam duas grandes festas.

Conforme a presidente da entidade, Eliane Rocha, a montagem de um festival do gênero já era uma vontade antiga da Atema. Agora, ganhou força nas reuniões e o apoio dos proprietários dos restaurantes que vão participar da edição. “Percebemos que os restaurantes já demonstram essa vontade, essa exploração e a entidade gastronômica pensa no desenvolvimento do turismo”, justifica Eliane. Para ela, uma região precisa ter esse DNA próprio. “Por exemplo, quem vai à Joinville come um marreco recheado ou em Morretes, o barreado”, compara. No Vale do Iguaçu, os cortes bovinos – xixo e costela – parecem realmente ser a “cara” local.

Como vai funcionar

Os restaurantes que participam do festival – em breve, os nomes serão divulgados – vão dispor do “prato do festival”, durante os dias em que o evento acontece. O valor será promocional: R$ 19,90. Segundo Eliane, os estabelecimentos anunciarão o prato em banners e no menu. Cada local vai fazer sua receita, vai colocar o seu tempero, seus truques. “E cada um vai resgatar alguma coisa do nosso patrimônio cultual, que mostre isso no prato”, lembra a presidente. O prato estará disponível no almoço ou na janta, dependendo de como é o funcionamento do estabelecimento. “A expectativa é muito grande. A gente viu que em cada reunião os restaurantes estão animados, estão com um ânimo diferente”, conta, feliz.

E, as reuniões vêm acontecendo tão animadas que novas ideias já surgiram. Contudo, por conta do pouco tempo que resta até o final do ano, a maioria se desdobra apenas no ano que vem. E sim, a segunda edição do festival já está no menu.