A 10ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, que acontece entre os dias 09 e 11 de dezembro, já começou a ganhar forma com o início da montagem da estrutura. A Festa é organizada pela Associação Empresarial de Porto União (ACIPU) com o apoio da Prefeitura de Porto União. Este ano a Festa terá 7.500 metros quadrados cobertos a disposição dos visitantes.
“O final de semana o pessoal continuou trabalhando para erguer as estruturas. Elas foram todas montadas e nesta segunda-feira já esta de pé”, ressalta uma das coordenadoras da Festa Solange Pinto.
Este ano é esperado cerca de 75 mil pessoas nos três dias da Festa, segundo informou o coordenador geral da Festa Aloísio Salvatti. “Esperamos que o público deste ano seja um pouco maior do que o ano passado, mas mesmo assim a Festa terá toda a qualidade dos outros anos, com segurança e locais apropriados para todos os estilos e gostos. Teremos como todo ano, o palco com as bandas alemãs e teremos o palco com as bandas mais diversificadas”, afirma.
Outro ponto destacado pela Presidente da ACIPU, Célia Leão, foi os valores dos produtos. “Fizemos uma reunião na semanada passada com todas as pessoas e entidades que participam da Festa e ficou decidido que não haverá acréscimo nos valores esse ano. Os mesmos preços praticados no ano passado serão praticados este ano”, revela.
Este ano a novidade será a escolha da Rainha e das Princesas que acontecerá dia 08 de dezembro no local da Festa. “Resolvemos inovar e simplificar. Vamos fazer a escolha da Rainha e das Princesas no local da Festa para que a população possa acompanhar com mais facilidade o desfile e a escolha delas”, completa Salvatti.
Outro fato comemorado pela organização é a quantidade de pessoas de outras cidades e estado que estão procurando visitar a cidade para a Festa. “Fui tentar fazer algumas reservas aqui nas cidades e descobri que não tem mais vagas nos hotéis e pousadas para os dias da Festa. Sem falar que a página da Festa já foi visualizada em mais de 20 países, isso mostra o interesse das pessoas de vir e conhecer a nossa Festa e as nossas cidades”, revela Solange.
Para o Prefeito Anízio de Souza a décima edição tem um gosto diferente. “A cada ano tentamos fazer uma Festa melhor, mas essa dos dez anos tem que ser especial, pois manter por todo esse tempo uma festa assim com essa qualidade, tem que ser comemorado”, afirma.