Sai a data da diplomação de vereadores e prefeitos na região

União da Vitória vai diplomar seus eleitos na próxima sexta-feira, 16

·
Atualizado há 8 anos

Com a definição da 33ª Zona Eleitoral de União da Vitória, que marcou a solenidade de diplomação de prefeito e vereadores para a próxima sexta-feira, dia 16, está fechado o calendário na região do Vale do Iguaçu. A 25ª Zona Eleitoral de Porto União marcou a diplomação para o dia 15 (quinta-feira), nas três cidades que compõem a 25ª ZE. Em Matos Costa, a diplomação acontece às 10 horas, no Centro de Convivência da 3º idade. Já em Irineópolis, às 14 horas, no Centro de Uso Múltiplo Francisco Rudnick. E finalmente em Porto União, prefeito e vereadores serão diplomados às 18 horas, no Senac, Avenida Getúlio Vargas, nº 890, Centro.

Na 153ª Zona Eleitoral, na região sul do Paraná, as datas também são conhecidas. Em Bituruna a solenidade acontece na próxima sexta-feira, dia 16 às 19h30, na Câmara Municipal. Em Cruz Machado, a diplomação será na quinta-feira, dia 15 às 19h30, na Câmara de Vereadores. Já em General Carneiro, a diplomação acontece na quarta-feira, dia 14, às 19h30, na Câmara de Vereadores. E o calendário começa com Porto Vitória na terça-feira, dia 13, às 19h30, na Câmara de Vereadores.

União da Vitória

E o resultado é…o mesmo! O Jornal O Comércio teve com exclusividade, acesso a lista de vereadores que serão diplomados e não há nenhuma mudança. Havia expectativa de mudança com a validação dos votos (263) do candidato Valdomiro Costa Rayzer, o Miro (nome de urna). Esse detalhe poderia influenciar na vida de dois candidatos: Diego dos Santos (PSC) e Samuel José Custódio (Tico) do PEN. E seria certa a troca de nomes, senão por um fato novo: ao mesmo tempo em que foram computados os votos de Miro, foram anulados os da candidata Luci Sales (PHS), a Nega (nome de urna).

De acordo com as informações colhidas pela reportagem, os 137 votos de Luci foram retirados da contagem. Luci não teria os seis meses de filiação exigidos pela Lei Eleitoral, quando se candidatou, e seus votos acabaram sendo desconsiderados.

Segundo os cálculos do jornal O Comércio, mesmo com a validação dos votos de Miro, a retirada dos votos de Luci faz com que as posições não se alterem. Logo o vereador eleito Diego dos Santos (PSC) será diplomado na próxima sexta feira, 16. Ambas as decisões sobre Miro e Luci são definitivas e não cabem recurso.

Com relação ao PDT, os resultados também não mudam. Pela decisão do TRE-PR, o partido ficou isolado e os votos dos seus candidatos  não foram computados, e portanto não alteram o resultado final das eleições.

No entanto, os cálculos serão refeitos ao vivo às 13 horas de sexta-feira, 9. Qualquer um pode acompanhar. A reportagem de O Comércio adiantou o resultado, mas a Juíza Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral, doutora Leonor Bisolo Constantinopolos Severo, deve proclamar o resultado somente após a recontagem oficial. Com isso termina a angústia de Diego e Tico, que será um dos 18 suplentes que serão diplomados na cerimônia da próxima sexta, 18.