FESTA DO STEINHAEGER E DO XIXO: Organização espera a melhor de todas as edições

·
Atualizado há 8 anos

FestaXdoXXixo
Organização espera a melhor de todas as edições

E parece que realmente, quanto mais o tempo passa, melhor tem ficado. Por isso, de novo, os hotéis estão novamente lotados e quem mora aqui, já se prepara para participar dos três dias do evento. A Festa do Steinhaeger e do Xixo começa oficialmente amanhã, 9, e termina na noite de domingo, 11.

Mas, é a escolha da Rainha e das Princesas o evento de pré-lançamento do evento. Ele acontece hoje, no Palco 1 da estrutura (próximo ao Bradesco). Será uma “minifesta”, com abertura de algumas tendas. A escolha mudou: antes em um baile, agora, a definição da Rainha e das Princesas ocorre dentro da festa, enfatizando o perfil do evento.

Oficialmente, o desfile de sexta, a partir das 18 horas, e logo depois, às 20 horas, o Papai Noel na centopeia – aquela bicicleta enorme – abrem os dias de evento (em caso de chuva, os desfiles acontecem no sábado, às 10 horas). “Nossa expectativa é de que esta seja a melhor de todas as edições”, diz a presidente da Associação Empresarial de Porto União (Acipu), entidade que promove a festa, Célia Leão.

Neste ano, os preços não sofrem alteração: o valor dos pratos típicos (o evento traz outras tendas, com outras opções também), permanecem sem alteração. Isso vale, por exemplo, para o Bratwurst, chope e xixo. Quem for ao evento, paga apenas o que consome, já que a entrada é franca, bem como são todos os bailes. É, de fato, uma pequena “October Fest”, só que voltada à família. “Neste ano, inclusive, temos muito mais espaço para o público. Até na divisa dos municípios, um local mais tranquilo para elas. A festa é uma confraternização para rever os amigos e trazer mais pessoas”, avalia o vice-prefeito, Aluísio Salvatti. A prefeitura, vale lembrar, ao lado da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), apoia o evento.

Por tudo isso que a expectativa é de que até 80 mil pessoas passem pela estrutura durante os três dias de festa. Obviamente, a maioria é do Vale do Iguaçu, embora a lotação máxima dos hotéis locais mostre a dimensão que o evento tomou em toda a região Sul – e do País também. Do ponto de vista econômico, consideração a injeção dada no evento e no comércio, de modo geral, a expectativa é de que cerca de R$ 2 milhões girem em Porto União, logo, em União da Vitória também.

Estrutura

A festa está concentrada no asfalto. Por isso, por ser no centro, não tem barro, nem poeira. O evento utiliza a Estação União e a Praça Hercílio Luz como palcos principais. Para entrar no evento, nada é cobrado. Isso vale também para o estacionamento. Só há um porém: como não tem reserva própria, quem for à festa precisa chegar cedo e encontrar vaga na rua.