A cidade vizinha de Bituruna levou seu povo, suas cores, sua beleza e seu encanto para o Carnaval de Joaçaba que é considerado um dos principais carnavais do estado de Santa Catarina. Com a criação da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (LIESJHO) em 1996, o carnaval de Joaçaba cresceu muito, e hoje conta com quatro grandes escolas de samba.
Joaçaba e Herval d’Oeste são cidades no meio oeste catarinense, que juntas possuem 125 mil habitantes. Porém, o carnaval tem um público estimado anualmente de 30 mil espectadores na Avenida XV de Novembro, 8 mil entre arquibancadas e camarotes.
De acordo com a participante de Bituruna, Cláudia Bonk, Joaçaba é a cidade do interior que melhor sabe fazer carnaval em Santa Catarina. “Foi maravilhoso participar do carnaval, sem palavras”, conta.
Ala das Mulheres Biturunenses
A primeira dama de Bituruna, Adriana Nhoatto, também levou seu encanto e samba no pé para o evento em Joaçaba. Ela conta que a Escola de Samba Aliança já conta com 12 títulos em participações da LIESJHO. “Nós realizamos o carnaval das mulheres em Bituruna e ganhamos ingressos para participar do evento em Joaçaba, sendo assim fomos em 44 mulheres, participantes da ala sertanejo mineira, que foi direcionada para o nosso Município. Parabenizamos a todas pois a Ala das Mulheres Biturunenses arrasou! ”, confirma.
Desfile
O desfile das escolas de samba aconteceu nos dias 26 e 27 de fevereiro. A apuração acontece neste dia 28 de fevereiro, às 14 horas, na Arena Skol.