VÍDEO: O mestre da gaita de boca do Vale do Iguaçu

Gerson Myska, artisticamente conhecido por Paco Joe, teve seu primeiro contato com a harmônica de boca ainda criança. Hoje suas apresentações levam o público ao delírio

·
Atualizado há 8 anos

pacoX1
Paco Joe tem um jeito misterioso de ser. E ele afirma que gosta de ser assim e de causar este impacto ao seu público. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Sua identidade musical está bem definida. A exaltação da personalidade forte e carismática ao mesmo tempo, contribuem para revelar um exímio artista. Nem Elvis Presley, nem Gilberto Gil. O que inspirou o artista aqui do Vale do Iguaçu foi a sua luz própria.

Gerson Myska, artisticamente conhecido por Paco Joe, é uma figura reconhecida aqui no Vale do Iguaçu e cidades vizinhas. A intenção para 2017 é a expansão de sua carreira com suas ‘amigas’ inseparáveis – as gaitas de boca, para diversas capitais brasileiras.

Paco tem um jeito misterioso de ser. E ele afirma que gosta de ser assim e de causar este impacto ao seu público. Por isso, trocou a calça jeans e a camiseta e cinturou-se com um retrato de um instrumentista usando calça social preta, camisa branca e um chapéu preto, sem esquecer dos óculos escuros. “Eu gosto do mistério que este traje provoca no público. Gosto de ser misterioso”, afirma.

Formado em Publicidade e Propaganda, Paco se considera um eclético em repertórios musicais, onde consegue proporcionar um medley ou pot-pourri de clássico, do blues até a sua mais recente descoberta que é música eletrônica.

‘Amigas’ de Paco

As amigas inseparáveis de Paco Joe são as mais de duas dúzias de gaitas de boca que ele possui. “Eu gosto de levar comigo todas as gaitas para um evento, por exemplo. Se por acaso alguma delas desafinar, rapidamente eu substituo por outra e por outra. Sou muito profissional e por isso torço que tudo saia perfeito e que o público fique feliz”, comenta.

Paco Joe conta que a paixão pelas ‘amiguinhas’ teve início na infância, influenciado pelo pai. “Eu guardo com carinho uma fotografia em que eu estava brincando de tocar gaita de boca, já com um ano de idade”, lembra.

Infelizmente, segundo Paco, ainda hoje a gaita de boca é um instrumento “sem cátedra,” ou seja, não é estudado e ensinado nas escolas de música.

De Paco Gaitista a Paco Joe

Com cinco CDs lançados, a carreira do instrumentista iniciou como Paco Gaitista. Foi assim que ele caiu no gosto popular. Porém, recentemente o autodidata alterou seu nome artístico para Paco Joe. A mudança se deve ao fato de Paco tornar-se um Endorsee Hering Harmônicas, participando com música ao vivo instrumental para eventos sociais, jantares, cerimônias de casamento e cocktails. Além de eventos no Vale do Iguaçu, o instrumentista também possui parceria para animar as noites da Taj Bar em Curitiba (PR).

Curiosidade

Em 1821 um relojoeiro alemão chamado Christian Ludwig Buschmann inventou um instrumento semelhante à gaita atual com 15 palhetas e 10 cm de comprimento, mas esse instrumento foi encarado como um brinquedo e não foi considerado adequado para a execução musical. Após, em 1857 um outro relojoeiro alemão, Matthias Hohner, fundou uma companhia e começou a fabricar as chamadas harpas de boca ou órgãos de boca com 10 furos. O instrumento passou a vender muito bem na Alemanha, França, Itália e nos Estados Unidos.

Fonte: Showbiz que é um site de música. 

Vocabulário:

* Endorsee – significa quando o músico avaliza uma marca.

Confira o medley ou pot-pourri de Paco Joe no estúdio do Grupo Verde Vale de Comunicação, nesta quinta-feira, 02 de março de 2017