Matos Costa comemora 55 anos com festa histórica

·
Atualizado há 8 anos

MAtosXCostaX07O final de semana foi de festa para o município de Matos Costa (SC). A comunidade prestigiou uma série de eventos programados pela administração municipal. O ponto alto da festa, foi o corte do bolo, o Rodeiro Crioulo e a entrega de uma máquina para o parque de obras do município. A data de aniversário foi ontem, 23.

O prefeito Raul Ribas Neto classificou como sensacional, as festividades e a participação maciça da comunidade local e regional, no caso do rodeio, que é evento tradicional na cidade. Ainda no sábado dia 21, o Rodeio Crioulo CTG Porteira da Amizade proporcionou emoção e alegria durante o rodeio, com desfile de cavaleiros com homenagem e oração dos participantes.

Já na Sexta-feira, 21, uma sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores, homenageou o deputado Pedro Uczai, que entregou a motoniveladora destinado por meio de recursos de emenda parlamentar de sua autoria, com título de cidadão honorário. Várias autoridades estiveram presentes. Presidiu a sessão a presidente Danuza Rodrigues, que contou com os vereadores Carlos Alexandre, Olini Machado, Denílson de Freitas, João Moraes Junior e João Hoflinger. O prefeito Raul Ribas Neto, o vice-prefeito Paulo Camargo, participaram como convidados. A sessão contou com apresentação da fanfarra Lira do Contestado.

Sobre Matos Costa

Matos Costa nasceu com o nome de São João dos Pobres, cresceu a partir de 1910 com a chegada da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande, cuja Estação local, São João, foi destruída por incêndio durante a Guerra do Contestado. O nome atual (dado à estação em 1938) é uma referência ao capitão João Teixeira de Matos Costa, trucidado na repressão aos rebeldes que abraçaram a causa do Contestado.

Por volta de 1875, o senhor o José Cordeiro, chegava de Porto Amazonas, navegando pelo Rio Iguaçu, trazendo apenas sua família e um índio (este para auxiliá-lo no contato com os silvícolas da região, que era habitada pela tribo “choclein”). José Cordeiro deixou o leito do Rio, adentrou nos sertões em direção sul e, depois de dois dias de árdua caminhada nas matas, defrontou-se com terras de campos, que denominou de Faxinal de São João, mais tarde chamado de São João dos Pobres.

Após alguns meses voltou para Porto Amazonas e cerca de um ano depois, retornou com alguns amigos e aqui chegando logo requereram posse de grandes áreas de terras do Governo Federal. Em seguida chegaram as famílias de Ozório Absalão Carneiro e Manoel Lourenço de Araújo, que adquiriram grande parte das terras, fundando as fazendas Faxinal de São João e Fazenda Campo Alto.

Em 04 de abril de 1908, inaugurava-se a Estrada de Ferro R.V.P.S.C. que deu grande impulso para o progresso de toda a região, facilitando a vinda de novos colonizadores, pois ligou o povoado de São João ao norte com a vila de Porto União e ao sul com a vila de Caçador.

Em 09 de maio de 1910, instalou-se o Distrito de São João, Comarca de União de Vitória, Estado do Paraná.

Em 1912, teve início a Guerra do Contestado (coincidiu com a luta pelas divisas dos Estados do Paraná e Santa Catarina) que tinha como causa a revolta dos camponeses contra a Companhia Lumber. Fanáticos chefiados pelo Major José Maria começaram a saquear as povoações existentes. São João dos Pobres e Calmon foram às regiões mais atingidas, paralisando por completo o progresso local.

A estrada de ferro estava ameaçada pelos fanáticos, por estarem revoltados contra a Companhia Lumber que iria extrair madeira numa extensão de 30 Km das margens da ferrovia. Em 1914, o Capitão João Teixeira de Matos Costa, vinha à região com intenção pacificadora, sendo morto por engano numa tocaia planejada pelos fanáticos.

Como Santa Catarina foi vitoriosa na linha divisória contestada entre os Estados do Paraná e Santa Catarina a vila de São João dos Pobres passou a distrito de Porto União em 15 de Setembro de 1917. Com a construção da nova Estação Ferroviária, o então distrito de São João dos Pobres passou a denominar-se Matos Costa, em homenagem ao destemido Capitão João Teixeira de Matos Costa.

 

Em 23 de Abril de 1962, foi criado o Município de Matos Costa que foi instalado oficialmente em 22 de Julho.

 

Confira alguns momentos da Festa de aniversário de Matos Costa: