No último dia 15 de junho, o departamento cultural da 17ª região tradicionalista e coordenadoria regional realizaram no CTG Fronteira da Amizade o CONCURSO DE PRENDAS E PEÕES DA 17ª REGIÃO TRADICIONALISTA DO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAUCHO DO PARANA.
O concurso foi organizado pela Diretora Cultural Regional Ester Miskievicz e seu esposo Sergio Miskievicz, sob a orientação do Coordenador Regional Luiz Sergio Nicolotti, que contou ainda com o auxílio da prenda Geomara Kavilhuka, Diretora Artística e Cultural da 6ª região tradicionalista, da cidade de São Mateus do Sul, e André Brusamarelo 1º Peão Veterano do CTG Quero Quero da cidade de Ponta Grossa, 2ª região tradicionalista.
Participaram deste concurso Prendas e Peões dos CTGS Os Birivas e Fronteira da Amizade de União da Vitória e Sinuelo dos Tropeiros de General Carneiro.
Os candidatos tiveram que passar por um concurso dentro de seus CTGs, e ao contrario do que muitos pensam, o concurso é voltado para a parte cultural, e não beleza.
Prendas e Peões responderam a uma prova escrita em que estes devem estudar sobre História e Geografia do Paraná e Rio grande do Sul, Tradição e Tradicionalismo; além de demonstrarem seus dotes artísticos como Danças, Culinárias, declamações e contos de lendas, artesanatos, habilidades com cavalo entre outros.
Os avaliadores foram RAIANE CRUZ – 1ª PRENDA ADULTA DO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAUCHO DO PARANA, da cidade de São Mateus do Sul, GRÉGORI CORDEIRO – 1º PEÃO VETERANO DO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAUCHO DO PARANA, da cidade de Ponta Grossa, ALINE JASPER – 2ª PRENDA DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DA TRADIÇÃO GAÚCHA, da cidade de Ponta Grossa.
Na parte campeira os avaliadores foram UILSON ADRIANO SANDERS, do CTG Campeiro Velho e membro do conselho fiscal regional e JOSIMAR FIDEL e JOSÉ DOMINGOS PREIRA DA SILVA (Zé Barba), ambos peões do CTG Herança Farroupilha de Porto União.
CLASSIFICAÇÃO:
1º PEÃO BIRIVA MIRIM – Lisandro Alves, CTG Sinuelo dos Tropeiros, General Carneiro.
1ª PRENDA MIRIM – Mirela Sydol, CTG Fronteira da Amizade, União da Vitória.
1º PEÃO BIRIVA JUVENIL – Vinícius Castro, CTG Fronteira da Amizade, União da Vitória.
1ª PRENDA JUVENIL – Giovana Joaco, CTG Fronteira da Amizade, União da Vitória.
2ª PRENDA JUVENIL – Leisliane Mourozo, CTG Sinuelo dos Tropeiros, General Carneiro.
3ª PRENDA JUVENIL – Aline Ventzei, CTG Os Birivas, União da Vitória.
1º PEÃO BIRIVA ADULTO – Kevyn Klein, CTG Fronteira da Amizade, União da Vitória.
1ª PRENDA ADULTA – Renata Pompeo, CTG Sinuelo dos Tropeiros, General Carneiro.
2ª PRENDA ADULTA – Ana Cristina Zandoná, CTG OS BIrivas, União da Vitória.
Os candidatos que se classificaram em primeiro lugar terão o direito de Concorrer no dia 20 de janeiro de 2018, a Prenda e Peões do MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAUCHO DO PARANA, na cidade de Campo Mourão.
O concurso é um resgate dos eventos realizados e que ficaram por 15 anos esquecidos na 17ª região tradicionalista. O ultimo aconteceu em 2002 e consagrou como 1ª PRENDA ADULTA a prenda GEOMARA KAVILHUKA, que participava do CTG Mangueira do Contestado de Porto União e que no ano seguinte consagrou-se com o 1ª PRENDA ADULTA DO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO DO PARANA, 2003/2004.
Fotos: Divulgação