Eles sentem orgulho em dizer que tem descendência ucraniana.
É algo que vem da alma e que toca forte o coração. O laço é familiar. João Sliwiski Primo e Mário Sliwiski há três décadas levam a cultura Ucraniana aos quatros cantos da cidade por meio da Rádio Difusora União – a 1070. É aos domingos, das 13h às 14h, que vai ao ar o Programa Saudades da Ucrânia.
De acordo com João, em setembro de 1981, em uma conversa com o diretor da Rádio União, na época, Miguel Kalinoski, foi despertada a ideia de se criar um programa sobre a cultura Ucraniana. De pronto, João aceitou o convite e o partilhou com os familiares.
O programa teve o seu início com meia hora de programa, iniciando às 12 horas. Depois, conquistou espaço de uma hora. “É muito prazeroso trabalhar com algo que propaga a cultura ucraniana”, afirma João.
Em setembro, o programa Saudades da Ucrânia comemora o seu 36º aniversário.
A voz da Ucrânia
Mário assumiu os microfones do Programa Saudades da Ucrânia, logo no seu início. Desde então, aprimorou as técnicas vocais, aprofundou seus conhecimentos da música do País e conquistou fãs. “Por onde eu vou as pessoas chegam e dizem: você é a voz do Saudades da Ucrânia, não é? ”, comenta.
De um jeito todo minimalista de ser, entre abraços e recados para descendentes e simpatizantes da cultura, Mário alterna músicas e pesquisas sobre a Ucrânia. “O programa é muito dinâmico. Eu me sinto bem explanando sobre a nossa cultura”.
Há 30 anos, os domingos de Mário são dedicados ao programa Saudades da Ucrânia. “Se eu agendo encontro com amigos e familiares aos domingos, logo eles sabem, que já às 10 horas, já estou me preparando para o programa”.
Em todo este tempo, o percurso de Mário se limita a rua Dário Antônio Bordin, nº 313, com destino à Rádio União.
Foto: Wannessa Stenzel