No decorrer da tarde de terça-feira, 8, uma frente fria avançou sobre Santa Catarina causando forte instabilidade, com pancadas de chuvas, raios e queda de granizo em algumas cidades catarinenses. Conforme a Secretaria de Estado da Defesa Civil, não há registro de prejuízos de grande proporção, pois os temporais ocorreram de forma isolada. Segundo informações da Epagri/Ciram, o granizo foi observado no Oeste no meio da tarde e, sobretudo, no período noturno no Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e no Planalto Norte, EM Porto União.
O volume de chuva foi pouco significativo durante o avanço da frente fria, concentrando-se do Meio-Oeste ao Litoral, entre 5mm e 15mm. Os maiores volumes de chuva foram registrados nos municípios de Praia Grande (40mm), Antônio Carlos (28mm), Angelina (26mm), São João do Itaperiú (25mm) e Jaraguá do Sul (22mm). Desde ontem, 09 condição é de tempo mais firme, com presença de sol. O vento fraco permitiu que a temperatura fique mais alta, acima dos 20ºC em todas as regiões ao longo do dia. No período noturno, as temperaturas ficam um pouco mais amenas, principalmente no Planalto Sul e na Serra catarinense.
Desde a noite desta quarta, o mar no Litoral de SC estará muito agitado, com altura de onda de 3m a 4m. Há risco de ressaca, especialmente na quinta-feira, 10, sendo desfavorável a navegação de pequenas e médias embarcações.De acordo com a previsão, uma nova frente fria deve chegar a Santa Catarina no domingo. “Essa frente fria de domingo irá se deslocar bastante rápido pelo estado, então pode trazer alguns temporais, com rajadas de vento, raios e granizo”, afirma a meteorologista da Epagri/Ciram Marilene de Lima.