Guia de Trânsito Animal poderá ser emitida pela internet

A Prefeitura de Porto União disponibilizará dois pontos na área rural para emissão das guias eletrônicas

·
Atualizado há 12 anos

gtaO Governo Estadual lançou nesta semana uma novidade aos produtores rurais de Santa Catarina. Agora quem precisar fazer o transporte de animais pode emitir a Guia de Trânsito Animal via Internet (e-GTA). A modernização irá facilitar muito o dia a dia dos produtores de Porto União que poderão utilizar desse meio para facilitar seu trabalho.

A novidade foi anunciada pelo Governador do Estado, Raimundo Colombo, pelo Secretário Estadual de Agricultura, João Rodrigues, e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Enori Barbieri, durante o 18º Campo Demonstrativo da Alfa, em Chapecó. O Secretário de Agricultura de Porto União, Roberto Bonfleur, esteve presente.

Com esse novo sistema, os criadores não precisarão mais ir até os escritórios da Cidasc para solicitar a sua guia. Com acesso a internet em casa o agricultor deve se cadastrar previamente na Cidasc e aí pode fazer a impressão da guia ou então procurar algum posto de atendimento com acesso a internet, que a Prefeitura disponibiliza aos agricultores em Santa Cruz do Timbó e em São Miguel da Serra, juntamente com o projeto Beija-flor.

O Secretário Bonfleur explica que o atendimento nos distritos para emissão das guias será realizado assim que o sistema estadual estiver liberado e quando houver um profissional capacitado para atender o agricultor.

A GTA é necessária para a movimentação de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação de animais de criação. O documento em papel será mantido onde não for possível a adoção do formato eletrônico.

Hoje a emissão da GTA em Porto União é feita no prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde funciona a Cidasc.